quinta-feira, 6 de junho de 2013

O Desarmamento e a Bíblia

...longe de encontramos um silencio desértico de Cristo sobre as armas, vemos que Ele as aprovava, desde que para uso legítimo e apropriado.” A frase é de Filipe Luiz C. Machado,Presbítero da Igreja Cristã Reformada de Blumenau e autor de um livro a ser lançado em breve:Armas,Defesa Pessoal e a Bíblia.
Aos que ainda defendem o desarmamento e acreditam que é o caminho para uma vida melhor,este interessante livro mostra que a própria Bíblia dos cristãos -tradicionalmente adeptos do sacrifício pela paz- ensina que o homem deve se defender e se necessário portar  e usar armas para isso. No inferno petista em que o Brasil foi lançado,até os cristãos cansaram de dar a outra face... O autor disponibilizou um capítulo para free download (Clique) e pelo sumário podemos ter uma ideia do conteúdo geral:
Sumário
Introdução
1. Qual o propósito deste livro?
2. A soberania de Deus e a responsabilidade do homem
3. A importância e a validade do Antigo Testamento
4. A queda do homem e suas consequências
5. A autotutela e a Lei no Antigo Testamento
6. O Período intertestamentário, a Palestina, e Jesus
7. A autotutela, a Lei no Novo Testamento, e Roma
8. O que são armas e o que Jesus disse sobre elas? 
9. A autotutela e a justiça pública
10. O desarmamento é bíblico?
11. Entrevistas
Conclusão



Abaixo apresento alguns recortes do capítulo 8,página 91,"O que são armas e o que Jesus disse sobre elas?" que considerei interessantes;os negritos são meus:

A primeira coisa para qual devemos atentar é que as palavras "Bíblia" e "arma" não são incompatíveis. 

Vê-se que Cristo não estava instruindo seus discípulos a comprar uma espada de guerra grande e pesada. A espada referida é uma espécie de adaga, a mesma usada em analogia pelo apóstolo Paulo, quando diz: "Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus" A importância de se determinar qual palavra é usada por Deus, diz respeito ao significado pretendido pelo Autor.


Jesus não estava instigando seus discípulos para que se "armassem até os dentes", tão somente lhes ordenou para que "o que não tem espada, venda a sua capa e compre-a". 


Todos estes fatos nos ensinam que Cristo não proibiu seus discípulos de terem objetos que lhes trouxessem segurança


Observemos que Jesus repreende não contra a espada trazida pelo discípulo (pois Ele mesmo havia dito para a levar), mas, sim, dizendo para que a guardasse – Cristo nada falou sobre "venda sua espada" ou "troque-a por comida". (Olha aí a Campanha do Desarmamento!)
Turretini é da mesma opinião: "A proteção inculpável não é proibida em Romanos 12.19, e sim a vingança privada (como as próprias palavras o demonstram: mē heatous ekdikountes). Nem é culpável aquele que defende justamente sua própria vida por iniciativa privada, mas pela autoridade pública da lei da natureza. As injunções de amar nossos próprios inimigos não destroem a defesa necessária da vida, porque o fundamento do amor ao próximo é o do amor por nós mesmos. A passagem de Mateus 26.52, na qual nosso Senhor ordena a Pedro, 'Embainha tua espada; pois todos os que lançam mão da espada à espada perecerão', não remove a autodefesa justa. 


 Quando o valente guarda, armado, a sua casa, em segurança está tudo quanto tem


O que nos chama a atenção, dado ao escopo que estamos tratando, é com relação ao próprio Cristo ter usado, para exemplificar, a licitude de se armar estando em casa, visando a segurança do seu patrimônio e dos seus. 

Assim, aprendemos que nosso Senhor Jesus Cristo não foi contra o armamento e jamais caracterizou as armas como instrumentos odiosos per si, afinal, possuindo um fim lícito e visando a defesa pessoal e dos seus, é completamente lícito ter tais coisas 

 (Fp 4.21-22)Também, aqui, se vê não haver qualquer problema em se portar armas, muito menos ser integrante de alguma força armada. 

Portanto, em todos estes relatos, longe de encontramos um silencio desértico de Cristo sobre as armas, vemos que Ele as aprovava, desde que para uso legítimo e apropriado.


Recomendo aos cristãos,a leitura. Pode ajudar a salvar vidas aqui na Terra sem comprometer a vida no Céu. Por mim Nihil obstat ...