quinta-feira, 19 de maio de 2011

Internet,o Grande Leviatã Cibernético

Brasileiros,um povo largado à própria sorte. O ser humano se adapta,consegue sobreviver fisicamente à situações incríveis,inimagináveis. Mas em nosso corpo animal carregamos um órgão que pensamos dominar e que seria o diferencial dos demais habitantes vivos do planeta. O cérebro. Que é ditador, imprevisível,genioso,enganador e deixa a vida física mais complicada,avaliando simples situações de maneira complexa,deixando-nos caminhar sobre uma estreita linha,com equilíbrio instável,precário,arriscados a cair para qualquer lado. Estaríamos melhor caçando,correndo pelos campos e se enrodilhando com a prole em alguma caverna para passar a noite...O que é magnífico para alguns pode ser desprezível para outros,o doce pode ser amargo,o prêmio,visto como castigo,tudo obra desse órgão chamado cérebro,um computador sem mouse que carregamos em cima do pescoço. 

O mundo interior de cada ser humano tenta se administrar e equalizar através do exterior,através do conhecimento,comparação,exemplos e quando o rumo normal das coisas,dos conceitos,ensinamentos,tradições e os prêmios e recompensas pavlovianas da sociedade começam a se inverter,como acontece no atual Estado Bandido Brasileiro,a desestabilização aparece junto com perplexidade,da falta de encaixes cerebrais para os estímulos tortos vindo de fora e a perda do ponto de apoio,já que o mal,o errado vem justamente do Grande Pai,o Estado. É como um adolescente ter um pai bêbado,drogado ou marginal...

Qualquer gestor de um Blog ou Site,assim que começa a ter um fluxo regular de visitas recebe o choque que representa a avalanche de emails em busca racional ou mesmo desesperada de explicações,conforto,diálogo, orientação,muito embora esse gestor seja apenas um homem comum como qualquer outro. Mas no mundo cibernético representa o que está deixando de existir no mundo real,palpável,pelo abandono e sucateamento das instituições de justiça,ensino,saúde por parte do nosso governo:um ponto de contato imediato,uma ligação direta,individualizando o problema mas preservando a imagem pessoal num momento fraco ou confuso de que se envergonha ou de indignação necessitando de desabafo imediato. As mensagens variam de simples lamentos,sem sinal de esperar respostas,confusos monólogos de bêbados nas madrugadas,alguns nitidamente sob efeito de drogas outras que não o álcool,até inteligentíssimas colocações em busca de porquês diante da inversão de valores que vivemos no Brasil. Somos uns 40% de brasileiros que trabalham,estudam,geram bens e empregos mas governados por indivíduos eleitos pelos 60% de manada ociosa,malandra,marginal,que no famigerado sistema falido da democracia de um homem um voto,coloca no poder os representantes e iguais da grande massa obtusa,com o retorno que se pode esperar. Corrupção desenfreada,bandidagem oficial,o desprezo às normas jurídicas e seus representantes,o fechar dos olhos para as grande mazelas da sociedade:as drogas e a violência. Sem o correto paradigma e apoio do Estado que ruma ao anarquismo pela perda progressiva do respeito à autoridade,a Internet está se transformando no grande divã psiquiátrico,no consultório do psicólogo,na sala do delegado,espaço já ocupado pela mídia televisiva,mas ganhando poder pelo aparente anonimato e facilidade de acesso,que em mãos erradas pode se transformar em mais um monstro a nos invadir e dominar. Um Leviatã Cibernético.