sábado, 26 de novembro de 2011

Supressão da TPM - salvando as principais vítimas:os homens...

PQP,o homem,seja qual for sua idade,não se livra dos sintomas da TPM! Principalmente se o otário for sempre trocando as de 50 por duas de 25... Fui até ler o livro do melhor amigo do homem,o Elsimar Coutinho, "Vivendo sem regras e sem TPM!" . Eu pensei que era um livro para o casal,ela sem TPM e ele sem regras. Mas não,não tem nada para o homem desregrado,é tudo sobre ela,a Dra Jekyll que uma vez por mês vira Dona Hyde. Principalmente para nós,já em plena decadência física,mais sossegados,dormindo até babar em frente à TV,cerveja e futebol. Idade é triste,olhei a capa do livro e achei que era o Pão de Açúcar ao entardecer,mas era uma bela mulher em lingerie com a cabeça jogada para trás...Já se vão longe as disputas por um raro livrinho mimeografado do Carlos Zéfiro.
Leiam o que diz o cientista baiano,respeitado em todo mundo(e criticado e perseguido no Brasil),no prólogo da obra:

O sangramento chamado menstruação (menses) obedece a um ciclo lunar e ocorre, portanto a intervalos de 28 dias. Quando repetida incessantemente a menstruação provoca anemia e outras doenças chamadas catameniais que podem resultar em infertilidade permanente além de grande sofrimento.
Viram? Ciclo lunar! A médica e o monstro,coisa de lobisomem!

Como sempre afirma o Elsimar,o sangramento mensal não é normal, nem mesmo desejável. A supressão da menstruação e consequentemente dos sintomas da TPM geram muitas controvérsias,mas a maior parte da rejeição vêm de preconceitos,não de especialistas no assunto. A sociedade mais conservadora -no mau sentido- influenciou para que os laboratórios não fabricassem anticoncepcionais também com a função de interromper as menstruações,o que já havia sido conseguido no advento da pílula,meio século atrás,pois só o anúncio do progresso já gerara polêmica. Só no final do século XX é que as pílulas hormonais com este objetivo começaram a ser comercializadas.
Egoístas,até suportamos a menstruação da colega,ainda sou do tempo que os varais das casas ficavam sempre festivos com as toalhinhas laváveis parecendo festa junina,mas levar com uma TPM na cabeça num domingo morno,não dá meninas,desculpem,mesmo porquê não há como se defender,quanto mais tentamos consertar algo -que não fizemos- pior a situação. Filme de terror!
Querem o livro? Eu empresto!


Morreu a Dra Margulis,da Simbiogênese e da Hipótese Gaia

Faleceu na última terça-feira,22,a bióloga americana Lynn Margulis os 73 anos. Uma vida de estudos a ser louvada. Seus trabalhos defendiam a Simbiogênese -fusão de dois ou mais seres vivos diferentes entre si,teoria reforçada pelas descobertas que indicavam que certas estruturas das células possuem DNA próprio, distinto do material genético "principal" que a célula guarda em seu núcleo. Cabeça criativa,a Dona Margulis,que também é uma das criadoras da ideia “Gaia”,o Planeta Terra como um superorganismo(hipótese biogeoquímica). Mas a Dra Margulis em vida,ao contrário da suas teorias de simbiogênese uniu-se com outro organismo muito,muito semelhante:foi a primeira esposa do brilhante Carl Sagan!
A simbiogênese é aceita cientificamente,pois sem dúvida somos um brinquedinho Lego,peças de montagem de todas as cores e tipos,em contínuo ciclo de monta e desmonta e apenas uma ou outra pecinha,geralmente quando formam o cérebro humano,apresentam uma estranha preocupação com o que se chama”morte”,uma denominação alarmista e bizarra que insinua que desmontados não faremos mais parte do jogo!
Já a hipótese Gaia é discutível,puxando a sardinha para o antropocentrismo,pregando que a vida na Terra é que dá condições para a existência do planeta e não o contrário. Como dizem os velhos ranzinzas,eu incluso:bobagem... Coisa de ecologista. O planeta não está nem ai para essa crostazinha efêmera de bolor chamada de vida. Uma sacudidela e tudo será limpo para um recomeçar - ou não. O Grande Deus que rege o tal de Universo chama-se Acaso...