sábado, 19 de janeiro de 2013

Walmor Chagas,uma lição de morte



O grande ator Walmor Chagas está morto. Segundo testemunhas e a polícia,citada na Folha de São Paulo,tudo leva a crer que foi suicídio. Acredito que sim,apenas resta esclarecer alguns detalhes estranhos,provavelmente por falha de comunicação. Diz a Folha: Ele tinha um revólver calibre 38 no colo e estava com as duas mãos sobre ele. Na arma havia quatro balas. A cápsula da bala deflagrada estava no chão. Walmor tinha uma perfuração na têmpora do lado direito da cabeça --o tiro atravessou a cabeça e saiu pela têmpora do lado esquerdo.(Clique)
Trinta e oito é trinta e oito,fica claro que é mesmo um revólver,não uma pistola;mas o que a cápsula deflagrada estava fazendo no chão? Revólver com cápsula ejetável? E depois de um tiro de 38 que atravessa a cabeça,a arma ficou no colo e -incrível- com as duas mãos sobre ela? A mão direita,que segurava a arma vá lá,é quase plausível,embora a deflagração a lance em sentido contrário a um movimento que a fizesse repousar no colo,mas a mão esquerda? Sobre a arma que não empunhava? Teria que fazer um movimento voluntário,racional,erguendo-a e colocando sobre a mão direita após esta pousar no colo num voo improvável...
Deixemos este detalhe para a perícia esclarecer,alguns tiros,mesmo na cabeça não levam a uma morte fulminante. Aliás detalhe que me complicou o comentário sobre o ato soberano,em se comprovando o suicídio (graças à reportagem da Folha tenho que acrescentar)de Walmor Chagas. E serve de exemplo a todos nós,agora ou no futuro quando perto do final,com a vida carimbada,dobrada e arquivada. Aos 82 anos,bon vivant,sabia que principiava a perder qualidade de vida e inteligente,reconheceu a hora de partir. Como relatou a um amigo,não viveria se não fosse plenamente,não viveria tomando papinha na boca e incomodando os demais. Exerceu o pleno direito de sair com dignidade. Quanto mais viveria,já com seus 82 anos? Poderia continuar a fumar? A beber? Sexo apenas como lembrança? Mas e os que o amavam perguntarão os politicamente corretos e os covardes? Se verdadeiramente o amavam,não podem ser egoístas,exigir que se mantenha vivo para que tenham prazer com seu convívio... É ele que estava perdendo a visão,é ele que estava começando a ter dificuldade de locomoção. Foram 82 anos bem vividos e ele já declarara outras vezes que partiria quando perdesse qualidade de vida.
Um grande ator merece um grande final,cortina rápida sob aplausos,não sai de cena sem impacto. Foi o que ele fez:escreveu o final,dirigiu e foi o ator de sua maior peça,sua vida...


*****

“A morte, eleita livremente, a morte no tempo certo, com claridade e alegria, empreendida em meio a crianças e testemunhas, de modo que uma real despedida ainda é possível, onde este que se despede ainda está aí, assim como uma apreciação real do que foi alcançado e querido, uma soma da vida – tudo em contraposição à comédia deplorável e horripilante que o cristianismo levou a cabo com a hora da morte (…) a morte sob condições desprezíveis não é uma morte livre, ela não é uma morte no tempo certo, ela é a morte de um covarde. Dever-se-ia por amor à vida – desejar a morte de outra forma, a morte livre, consciente, sem acaso, sem a tomada de assalto…" (Nietzsche)