terça-feira, 22 de março de 2011

Falta de legitimidade da Sarkozyana agressão à Líbia divide aliados,mas nota do Itamaraty é tão"contundente"que pode decidir.

A Coalizão deveria ler meu Blog,evitaria esta balbúrdia toda...Começam a pipocar tardios protestos contra o injustificável excesso de força aplicado à Kadafi,cujas Forças Armadas,pequenas, sem renovação e manutenção,não tem condições de se defender,um claro indício que o terrorista aposentado abandonara sua agressividade e mantinha apenas a verbosidade. Algo que lembra as armas de destruição em massa de Saddam Hussein...  EUA sente,depois de gastar uma fortuna em mísseis e ter perdido um F-15,que foi usado e não quer permanecer no comando para depois arcar sozinho politicamente;a Itália ameaça retomar o controle de suas bases se a Otan não assumir;Sarkozy,único responsável por esta intromissão nos assuntos internos de um país soberano e aliado comercial,como era de se esperar,quer dirigir as operações. Um estadista da altura de Napoleão...Na Rússia,Putin não poupa críticas e provoca mal estar com o presidente Dmitri Medvedev. A Noruega se retirou até que se aclare a situação.
Gostaria de entender a tecnologia dos mísseis inteligentes dos EUA,aliás,quase gênios,pois conseguem em milésimos de segundos,antes de explodirem,distinguirem um civil de um militar. A centena deles que foi lançada tinha como missão salvar vidas,objetivo declarado para a intervenção...Tem quem acredite! A Liga Árabe está desorientada,titubeante entre se calar enquanto permite que o Ocidente agrida um irmão ou pedir um basta,não há meio termo. A Liga começa a sentir o gosto de sua traição que sem dúvida a História lhe cobrará. Os egípcios tornaram explícita a triste situação de impotência: os países poderosos do Ocidente,através da ONU,agridem um país árabe;eles,impotentes,devolveram agredindo fisicamente Ban Ki-Moon,o secretário-geral da ONU,que representa os agressores. Briga de rua...
Enquanto o Chanceler argentino Héctor Timerman com decisão e clareza criticou o Conselho de Segurança da ONU,o Brasil mais uma vez nos envergonha e deixa escapar por covardia,oportunidades históricas de liderança.(ver neste blog) Somos um povo trabalhador que passou uma procuração para os vadios de uma esquerda que desconhece o trabalho nos representar perante o mundo. Primeiro foi o operário que nunca trabalhou,agora a guerrilheira que nunca deu um tiro...A nota do Itamaraty é constrangedora,uma obra digna de um estelionatário de terceira categoria tentando enganar a velhinha de Taubaté.
O Brasil continua a ser o país do futuro e nosso futebol o melhor do mundo...Como Nação continuamos,apesar da pujança empresarial,a não conseguir respeito internacional;no futebol,apesar de termos os melhores valores individuais,não ganhamos nada. O futebol explica a política:nossos jogadores dentro da área adversária,a poucos metros ou segundos de concretizar um gol,ao menor toque se lançam ao solo tentando iludir o juiz e cavar uma penalidade máxima,quase sempre sem sucesso;os argentinos,mesmo levando uma pancada de verdade,procuram continuar e finalizar o lance,fazendo jus à propalada garra.
Nossa política tenta sempre cavar algo sem atitudes firmes,sem garra,para agradar todos os lados,prevendo futuras benesses e isso ocorre no âmbito interno e externo. Repassamos para as relações exteriores o mesmo procedimento vergonhoso que mantemos nos conluios do Congresso Nacional. País forte,Nação frouxa.
Vamos à nota da Dona Dilma,radical militante anti imperialista,redigida logo após a visita de Obama para tratar de negócios que tragam lucros,ideologias à parte:
"Ao lamentar a perda de vidas decorrente do conflito no país, o Governo brasileiro manifesta expectativa de que seja implementado um cessar-fogo efetivo no mais breve prazo possível, capaz de garantir a proteção da população civil, e criar condições para o encaminhamento da crise pelo diálogo.
-Manifesta expectativa,não repúdio ou apoio...
-O cessar-fogo é quando possível,não imediato...
-Encaminhamento da crise pelo diálogo,ou seja,está a favor dos dois lados...
O Brasil reitera sua solidariedade com o povo líbio na busca de uma maior participação na definição do futuro político do país, em ambiente de proteção dos direitos humanos.
-Frase totalmente vazia,aplicada a todos os países inclusive o nosso,uma obviedade.
O Governo brasileiro reafirma seu apoio aos esforços do Enviado Especial do Secretário-Geral da ONU para a Líbia, Abdelilah Al Khatib, e do Comitê ad hoc de Alto Nível estabelecido pela União Africana na busca de solução negociada e duradoura para a crise."
-Brilhante! Reafirma o apoio à ONU que ordenou o ataque e à União Africana,que foi contra!

Uma nota tão contundente que realmente pode decidir:o assento permanente no Conselho de Segurança da ONU é da Índia...