terça-feira, 15 de outubro de 2013

"É preciso que também tombem os bandidos"

JUIZ DESABAFA: “É PRECISO QUE TAMBÉM TOMBEM OS BANDIDOS, NÃO SÓ OS INOCENTES”


A declaração foi feita pelo juiz Maurício Doutor em seu Facebook ao comentar o caso do policial que baleou um bandido durante o roubo de uma moto e gerou grande repercussão nas redes sociais.

A íntegra do comentário foi:

“Na qualidade de juiz de direito, aprecio tecnicamente todos os conflitos de interesses com os quais me deparo, solucionando o litígio segundo o ordenamento jurídico vigente no meu país. Ou seja, enquanto técnico, respeito e aplico a legislação; enquanto cidadão também.

No entanto, sinto-me suficientemente à vontade para me indignar com algumas de nossas leis. Uma delas é a Lei n. 10.826/03, o ESTATUTO DO DESARMAMENTO. Cada vez que vejo cenas como a abaixo convenço-me mais e mais de que a população precisa se armar. Se o Estado não consegue fazer-se presente em todos os cantos, o particular DEVE ter o direito de defender-se (esse direito todos temos), inclusive com o USO DE ARMA DE FOGO (isso só alguns privilegiados têm).

Tenho consciência dos riscos que o armamento pode ocasionar, mas ainda mais consciência dos riscos que o desarmamento já proporcionou. É preciso que também tombem os bandidos, não só os inocentes. Por isso, sou a favor da liberação das armas, com severa punição para quem as empregar indevidamente (e no conceito de indevido não se enquadra a legítima defesa). FICA O DESABAFO!”



As cenas que o juiz se refere são do assalto que acabou com um assaltante baleado por um Policial Militar. Uma das primeiras publicações do vídeo já teve mais de 3 milhões de visualizações e repercutiu até mesmo nos EUA, onde o site “Guns Save Lives” frisou que no Brasil o controle de armas impede que os cidadãos se defendam mas não impede que os bandidos estejam armados.