domingo, 20 de maio de 2012

A opção pela morte


El Morir en el combate es el mayor
honor. No se muere más que una vez.
La Muerte llega sin dolor, y el morir
no es tan horrible como parece.
Lo más horrible es vivir siendo un
cobarde.
(El Espíritu de la Muerte,Credo Legionario,La Legion)

A opção pela morte é um direito que a hipócrita sociedade e o onipresente Estado condenam mas para exasperação de ambos não pode ser punida. O homem pode escolher o momento de bater a porta e sair e embora o assunto seja quase um tabu,essa possibilidade,esse poder concedido a todos que tenham suficiente inteligência,clareza de pensamento sem a contaminação de doutrinas,regras,conceitos alheios,tem um imenso poder de alívio,de moderação,de força para seguir adiante debaixo das intempéries mais cruéis impostas pelo viver consciente e paradoxalmente não escolher -nos piores momentos- a morte. Esta opção fica -aos pensantes- para os momentos de calmaria após as tempestades,muitas tempestades que aos poucos foram encharcando até aos ossos do custo-benefício racional,determinantes na resposta ao mestre de cerimônias que rege o tempo decorrido e o restante:
E então,você para ou continua?!
O encharcado humano que escolhe continuar é saudado pelos comodamente secos que o cercam com movimentos afirmativos de cabeça,aplausos,tapinhas nas costas. Depois todos se afastam com seus largos guarda-chuvas e o pobre esquecido continua ali,com a água do abandono,da inutilidade a escorrer pelos cabelos... Aquele que grita claro e forte pois nesta opção não há titubeio - eu paro!- provoca a fúria da plateia,recebe uma avalanche de vaias,apupos que nada mais são que mãos estendidas para segurar a presa que lhes escorrega entre os dedos,escapa com a mordida dolorosa da contestação:
-idiotas,eu apenas estou indo à frente,logo me seguirão...
O que são 10,20,80 anos num tempo infinito? Nossa diferença para os efemerópteros,que não duram mais que 24 horas é que somos dotados com um cérebro usado apenas para negar essa evidência mais que constatada. E o tempo de vida de ambos -humanos e insetos- proporcionalmente ao universo,pode ser considerado para um observador distante e isento como absolutamente igual. Sábia Legião, legionários e guerreiros -fardados ou não- que entendem que alguns segundos de apocalipse valem mais que 100 anos de mansidão.

Portanto,use sua vida com audácia,brilho e independência total dos homens e dos deuses com a consciência,com a tranquilidade de saber que não existem contratos assinados,que sua permanência no recinto deste planetinha só depende de sua vontade. Se o espetáculo não agradar,sair é um direto seu,ato que só é execrado pelos covardes mesmo porque,correndo ao lado dos ridículos vencedores adornados com louros na cabeça,o destino lhes sussurra continuadamente aos ouvidos:
-você é apenas... um cadáver adiado que procria!