quinta-feira, 15 de março de 2012

Tribunal Penal Internacional ocioso:sobrou para o Lubanga


O Tribunal Penal Internacional,criado em Haia,na Holanda em 2002 em caráter permanente para julgar crimes de guerra e outros derivados e afins,finalmente -para justificar as verbas- deu seu primeiro veredito,condenando é claro um africano... Clique. Acusação:recrutar meninos para guerra na bagunçada República Democrática do Congo,ex Zaire do Mobutu Sesse Seko,ex Congo Belga,da secessão do Katanga,do Lumumba,de Kolwezi,onde também existiu o Estado Livre do Congo,território particular do europeu Rei Leopoldo II que o explorava,escravizava e matava a seu bel prazer. E aí os vizinhos de muro da Bélgica,em Haia,vem encher o saquinho do Thomas Lubanga por seguir uma tradição secular em África e que se levada a sério,teria,por justiça,de prender e condenar todos os líderes africanos,sem exclusões!

O simplista TPI que julga somente indivíduos e não Estados está apenas servindo para alguns países africanos espertamente se livrarem de inimigos internos enquanto a justiça cega nem aponta a bengala branca para as malcriações dos meninos fardados das grandes potências,mesmo porque algumas assinaram mas não ratificaram e outras vetaram o tal TPI,um tribunal absurdo.

O que estão fazendo é tentar substituir a justiça alheia,erroneamente,com resultados injustos,pois cada povo sabe como julgar seus cidadãos e os julga de acordo com seus costumes e visão de vida em sociedade. As leis não são universais,não podem ser genéricas no planeta,um homicídio no interior do Quênia ou na Suécia,embora atinjam um ser humano e o sangue derramado seja da mesma cor,a noção de certo ou errado,do Bem ou Mal,da escala da ofensa e da motivação são totalmente distintas.

Tenho certeza que em África a maioria ficou boquiaberta com o julgamento e a sentença:só por isso? Não pode mais? Por que? Como a defesa alegou,soldados meninos é uma prática habitual,não se vê crime neste ato!Os pomposos europeus depois de estimularem a violência por séculos em África para proveito próprio agora vão dar uma de juízes de costumes tribais? Com que direito? Menores de 15 anos? E de 15 anos e seis meses pode?  Um ato ilegal em guerra? Mas guerra é legal? É legal,patriótico,honroso o Estado convocar pacatos pais de família que se deixarão matar no primeiro embate? Oras!

Teatro! Encenação! Arrogância de velhos europeus decadentes!