quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Confronto entre torcidas é para sempre.

As guerras entre nações e tribos,confrontos entre grupos,famílias e indivíduos sempre existirão e fazem parte irreprimível do comportamento humano. Nenhum acordo,nenhuma teoria,ameaça ou punição extinguirão os embates. A única lei que existe no planeta é a do mais forte e essa força pode ser em inteligência,em poder econômico,militar ou simplesmente física,músculos. Na busca de alternativas menos sangrentas e dispendiosas para a necessidade natural do mais forte se impor criaram-se sucedâneos para as guerras,como o esporte. Olimpíadas,competições entre nações nada mais são do que demonstrações de força,poder,superioridade. O importante não é competir,é vencer o inimigo,deixar claro o não se metam conosco,somos melhores que vocês.

Mesmo um atleta que vença ou seja derrotado isoladamente sempre representa um grupo,uma equipe,clube,nação. Um indivíduo membro da equipe,de torcida ou de um batalhão não age por si,no acerto ou no erro. O mundo pune e recrimina atos anti sociais isolados,mas tolera,discute e busca soluções quando esses mesmos atos são praticados dentro da coletividade. O coletivo dá uma noção de legitimidade mesmo no crime,com ar de que a sociedade errou,não o indivíduo e o fraco,doente ou criminoso também torna-se forte e seguro,sem identidade própria;ao ser parte também é o todo quando integrado em um grupo.

Uma torcida organizada ou uma família nada mais são que uma mini nação,um país com seu orgulho nacional,que tem seus cidadãos bons e maus,suas fronteiras e os protege,num todo. É ingênuo dissolver torcidas,não se dissolve um sentimento por decreto;a união de pensamentos permanece e apenas muda de forma,cor,nome. Tornar algo ilegal tem sempre como resultado deixá-lo mais atraente,uma torcida organizada dissolvida por lei é apenas desfeita legalmente para a sociedade,mas permanece viva,não há como matá-la.

Contra atos mais graves,apenas ações cirúrgicas derivadas dos serviços de inteligência policial,pinçando o indivíduo de dentro de seu território dará resultados,embora momentâneos;é o remediar de um corpo intermitentemente agressivo com a consciência de que haverá recaídas.




Atualização em 26/03/2012:mais uma batalha ontem,domingo,entre as nações corinthiana e palmeirense,com um morto e vários feridos. Batalha combinada previamente,uma declaração de guerra pela internet que os serviços de inteligência policial devem seguir para tomar medidas preventivas que podem diminuir as consequências,embora não o embate:
http://globoesporte.globo.com/sp/futebol/campeonato-paulista/noticia/2012/03/briga-entre-torcedores-de-palmeiras-e-corinthians-teve-entre-500-e-mil.html