sexta-feira, 15 de junho de 2012

Menores bandidos:o arrastão e o sonho

Os arrastões em restaurantes são a realidade,o sonho é o que pensa o Coordenador da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de São Paulo, Antonio Carlos Malheiros: “Nós temos que trabalhar efetivamente com a família. O Estado tem que estar mais próximo das pessoas mais miseráveis. Assim vai resolver. Acho que três anos é mais do que o necessário para um jovem, que ainda está em formação, ficar fora da sociedade nesse período de reeducação”. Clique.

E na TV,durante uma entrevista ele esclarece que se o menor após a internação voltar para seu bairro pobre,naquela promiscuidade,ele voltará a delinquir... (palavras aproximadas,ouvi de passagem,não presto muita atenção às autoridades cara pálidas que jogam palavras ao vento) Oras,serão todos bandidos nos barros pobres? Isso é uma afronta aos que lá moram e trabalham duro como Dona Maria lavadeira,Seu José sapateiro,Lucineide do salgadinho,João comprador de ferro-velho,pessoas honestas que nunca pensaram em delinquir para seu sustento! Pobreza não conduz à delinquência,não precisamos de especialistas para descobrir o que leva um dimenor para o crime:falta de vergonha na cara,pais omissos,leis fracas,autoridades frouxas,vítimas carneirinhos. Me enoja ver qual balé exaustivamente ensaiado,aquele vídeo em que ao simples “oi gente”do marginalzinho,todos somem em uma fração de segundo debaixo das mesas,tal comédia pastelão!

Temos que trabalhar efetivamente com a família”! E todos balançam afirmativamente a cabeça e fica por isso mesmo. Ninguém para disparar um constrangedor como assim?! Expliquem em termos reais,concretos,práticos o que é isso! Vão sentar e conversar? Lágrimas rolarão,darão as mãos e dirão:tá vendo Anderçon Douglas,é feio roubar! É mãe,eu tô errado,nunca mais,vou estudar e ser médico! Se poucos rezarão o Pai Nosso,se muitos cantarão o Virandú Piranga.

Ah,dá um tempo! Parem com isso! Deixem de palavras ocas,diminuam para 16,15 anos a idade para a responsabilidade criminal como fazem os países do primeiro mundo. Nenhum sistema vai recuperar delinquente,a ocasião sempre fará o ladrão se esse não for um ser humano de primeira classe,cadeia neles,cana dura,sem saidinha para ver Papai Noel,dia dos Filhos da Mãe,etc. Trabalhos forçados e nas folgas formação técnica para os poucos que se voluntariarem para aí sim,efetivamente tentarem aprender alguma profissão para ganhar a vida honestamente quando saírem da jaula.

O resto é prosa mole;para as autoridades,sonho,para nós,a continuação do pesadelo.