quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Desarmamento:um continho infantil...


-Vô,o que é Desarmamento? Ele pega a gente? Por que o tio está bravo com ele? Ele disse que é ab-sur-do. O que é ab-sur-do?
-Seu tio está certo nenê, o Desarmamento é mau, mas aqui em casa ele não vai entrar nunca, somos uma família forte que sabe se defender, fique tranquila... Absurdo é alguma coisa muito, muiiito boba.
-E ele não vai embora? Ele não morre? Onde ele mora?
-O Desarmamento pode morrer sim, pode ir embora, mas às vezes volta, muda de forma e de nome, mas é sempre ele, que é criado pelos reis maus. Agora ele mora em Brasília...
-E como ele é vô? É feio? O que é, é um bicho?
-Ele é feio, mas não é um bicho, é uma malvadeza que começou há muito tempo atrás, quando os reis maus e os nobres que gostavam muito de comer, beber,roubar, de passear e de ter muitas mulheres, começaram a escravizar o povo para que trabalhasse para eles, pois precisavam de muito dinheiro para tudo isso...
-Ué, e por que eles não trabalhavam como o tio, quem trabalha não ganha dinheiro !?
-Ganha, nenê, mas os reis e os nobres são por natureza malandros, não gostam de serviço, preferem pegar o dinheiro do povo... Tudo começou, há muito tempo atrás, quando os tigres da floresta, cansados de guerrear, resolveram fazer aldeias e plantar, criar bois, viver pacatamente.
-O que é pa-ca-ta-mente?
-É sem procurar brigas, viver em paz... mas voltando aos tigres, eles viveram felizes por muito tempo, trabalhando e se divertindo com o que produziam, guardavam ou vendiam, criando os filhotinhos com fartura.
-Pa-ca-ta-mente!
-Muto bem nenê, pacatamente!
Mas, na floresta sombria haviam os tigres maus, aqueles que não quiseram trabalhar e viver em paz e por lá ficaram. E eles, com o passar do tempo acabaram matando todos os animaizinhos que andavam por perto na floresta para comer e sem querer plantar e trabalhar, começaram a invadir as aldeias quando os tigres bons dormiam, para roubar suas colheitas. Ai os tigres bons, que viviam em paz, pediram ajuda ao rei, que bêbado e preguiçoso, nem se importou e continuou em seus banquetes. Os tigres maus vendo que podiam roubar e matar sem que nada lhes acontecesse, já passeavam em pleno dia pelas ruas, escolhendo o que iriam roubar, usando suas garras e presas para atacar quem tentasse impedir. Mas os tigres bons, trabalhadores, pacíficos, também eram tigres, tinham suas garras e presas e além disso eram mais inteligentes pois haviam escolhido o caminho certo, o caminho do bem e começaram a enfrentar os maus, lutando como nos velhos tempos da floresta, marcando seu território e assustando os maus, que em menor número começaram a perder a briga, saindo mordidos. E assim, com o rabo no meio das pernas retornaram correndo para a floresta e a paz voltou. Às vezes é preciso usar as garras e presas por algum tempo para fortalecer a paz.
-Bem feito, bem feito!
-Bem feito mesmo, o bem tem que vencer, nem que para isso tenha que usar as mesmas armas dos maus, até que a paz volte.
-E por que não temos paz também? Por que os bandidos andam nas nossas ruas? Não podemos morder eles também, como os tigres bons fizeram?
-Ah, minha neta, aí que entra o tal monstro Desarmamento! O rei mau vendo os tigres bons usarem suas poderosas garras e presas para se defender com sucesso, revelando sua enorme força, começou a ficar preocupado, temendo que a usassem contra ele ao descobrirem que seus impostos e leis eram em verdade o mesmo que os tigres maus faziam, roubar para se divertir sem trabalhar! E amedrontado, fingindo-se preocupado com as mordidas e arranhões produzidas quando da guerra contra os tigres maus e como tais feridas eram causadas pelas garras e presas, convenceu muitos tigres bons a comparecerem ao dentista do palácio para terem suas presas e garras retiradas!
-Mas vô! Isso é uma coisa muiiito boba! Um, um... a-b-sur-do?
-Acertou, nenê, agora você sabe o que é o Desarmamento...