quinta-feira, 3 de março de 2011

Líbia:a global dança dos incompetentes

Sem a costumeira cobertura ao vivo das emissoras de TV e graças à rapidez com que os conflitos se espalharam do outro lado do Mediterrâneo,o que assistimos é uma mostra do despreparo das nações,de toda a comunidade mundial para enfrentar situações de guerra sem o essencial trabalho prévio de coleta de informações. Países acima de qualquer suspeita agem de forma inconsequente e atabalhoada,baseadas em rumores sem fontes confiáveis. Pelos artigos de jornalistas que escrevem sentados em sua redação na Europa ou América,conclui-se que instalou-se o caos,já não há controle algum na Líbia. Mesmo sem necessidade de missões rocambolescas,os britânicos logo invadiram o espaço aéreo alheio com Hércules C-130 para resgatar compatriotas no deserto;a pacata e um pouco fora de forma Holanda soube e quis também:simplesmente pousaram um helicóptero militar na cidade líbia de Sirte para resgatar dois civis(só um deles holandês)e obviamente foram presos. Delicadamente os civis foram encaminhados para a embaixada holandesa pelos militares líbios e já abandonaram o país pelas vias normais – bastava apanhar um avião de carreira,pois... Mas os intrépidos rambos holandeses ficaram detidos,afinal foi uma invasão a um território por enquanto soberano. Quem diria,a Holanda! Que coisa feia hein,que vexame...
Como sempre,os EUA deslocam sua frota. Dois navios de guerra atravessaram Suez e entraram no Mediterrâneo,discretos elefantes passando pelo estreito,vulnerável e indefensável canal. Não seria melhor deslocar algum barquinho do Atlântico,passando pelo seguro e bem armado Gibraltar?
E os relatos confiáveis continuam sendo publicados;hoje pela manhã li um sensacional num jornal português. O repórter diz estar em Brega – sugestivo nome – e descreve com pompa o combate,entremeado de frases iguaizinhas àquelas que escrevíamos nas redações escolares. O artigo é longo e  vai alimentando o circo:vai meu filho,lute pela liberdade e dê sua vida se necessário!(citando a mãe de um rebelde)...
Os americanos,depois das declarações equivocadas de Obama parece que estão acordando e Hillary Clinton já menciona o temor de que "a Líbia se transforme em uma Somália gigante, possibilitando a ação de terroristas ligados à rede Al Qaeda.”Afinal!
E a cereja no confuso bolo:Chávez,o Chapolin Colorado Bolivariano apresentou uma proposta de mediação,confirmada pelo porta-voz da Líga Árabe,Hisham Yusef. O inquieto Chávez também telefonou à Kadaffi sobre o envio de uma “força de intervenção”...Como todo mundo mete a colher,finalmente quem pode e deve intervir,a Liga Árabe,pronunciou-se e declarou sua recusa à qualquer intervenção estrangeira (entenda-se não árabe).
Desconsiderando o avanço do Islã,entrementes,a dinâmica e sempre atuante Igreja Católica,ali pertinho em Roma,não cava trincheiras mas anuncia que vai lançar dia 10 deste mês,aproveitando que o mundo está em paz,o segundo volume do livro Jesus de Nazaré,de Bento 16,onde ele absolve em boa hora(extrema-unção,pelo sim pelo não?) o povo judeu das acusações sobre a morte de Cristo,questionando que o evangelho de Mateus quando cita que todo o povo pediu a crucificação de Cristo não é o relato fiel de um fato histórico. O Papa afirma que era a "aristocracia do Templo" que queria Jesus condenado à morte, e não todos os judeus da época.
Ou seja,sobrou,para variar,para as elites. E para o São Mateus...