terça-feira, 27 de agosto de 2019

Amazônia x Macron - Status internacional para as regiões de Périgord e Midi-Pyrénées já! Salvemos os gansos franceses!


Emmanuel Macron diz que não descarta a possibilidade de conferir um status internacional à floresta Amazônica “caso líderes da região tomem decisões prejudiciais ao planeta.” Essa afirmação, feita por um chefe de estado é gravíssima, uma ameaça intolerável que deveria resultar no imediato rompimento de relações diplomáticas, pois é uma clara ameaça à soberania de um país. Desde a invasão gratuita da Polônia pelos alemães não se via tamanho desprezo pela liberdade e direitos de um povo.

Mas por sorte a ameaça vem dos franceses, tradicionais perdedores de todas as guerras, campeões das rendições mais constrangedoras na história militar recente, reis das ameaças vazias. Será que já se esqueceram de Dien Bien Phu, das cômicas bravatas com sua “inexpugnável” Linha Maginot na segunda guerra mundial, da Argélia, de sua esmagadora superioridade numérica na Batalha de Azincourt quando levaram a histórica surra de meia dúzia de arqueiros ingleses? Crescemos assistindo franceses de braços levantados sendo levados à baioneta calada por algum povo, mas ao que parecem eles não perdem a arrogância, a empáfia!

Não dá para levar a França a sério. “A França não é um país sério”. (l.o.l.) Portanto vamos entrar na brincadeira e pedir a independência da Guiana Francesa, último resquício do colonialismo na América do Sul... Ou vamos pedir a internacionalização das regiões de Périgord e Midi-Pyrénées onde os gansos são torturados goela abaixo para que seus fígados com cirrose produzam o foie gras, orgulho da sujinha cozinha francesa... Salvemos os gansos das mãos dos perigosos e agressivos franceses!

Oras Macron, “estamos tristes por você e a França”, arranje outra maneira de recuperar a popularidade, seja mais esperto que Napoleão, que subestimou a extensão das estepes russas. A Amazônia também é razoavelmente grande, umas dez vezes maior que seu país...