quarta-feira, 8 de junho de 2011

Bombeiros do Rio:manifestação,motim ou desobediência civil?

Militares não podem fazer manifestações,é motim punível com rigor pelo regulamento. Mas instituições militares e seus homens são perenes,não são propriedade particular de presidentes ou governadores,cargos provisórios,efêmeros,que não tem o direito de ameaçar a sobrevivência,subverter ao seu bel prazer a ordem,o regulamento,as tradições e história das corporações. Quem deve ter o poder de demitir,expulsar,punir,são os homens de farda,homens que escolheram a vida de renúncia e sacrifícios do quartel,da atividade castrense. Ou a ordem e a segurança estarão comprometidas,transformando uma profissão milenar em criadagem para políticos de plantão e suas convicções pessoais. Um militar de vocação que perde sua farda é um homem que se perde junto com ela e especificamente no caso de bombeiros,é um ideal que aparece geralmente na infância e se confunde com a própria vida adulta de quem foi atraído por essa missão de risco,de atividade constante,sem tréguas até ao esgotamento,pois tragédias não têm horário de expediente.

Mas bombeiros são militares e não têm o direito de realizar manifestações. Estão errados. É motim. Atinge com gravidade a disciplina,pilar básico de sustentação da caserna. Mas o que acontece no Rio de Janeiro seria um ato contra o regulamento ou uma movimentação de defesa contra o ataque da incúria,da provocação,do desprezo de uma chefia civil,alheia à vida dos quartéis,uma tomada de posições nas trincheiras do basta,em nome da dignidade da farda?

Em todo o país,em todos os setores da vida nacional,desde a tomada do poder pelos petistas e seus aliados com a instalação da ditadura da irresponsabilidade e incompetência,tem ocorrido atos isolados ou coletivos de verdadeira desobediência civil,provocados pela ausência da autoridade e escalada de todos os crimes e abusos vitimando a sociedade. Um salve-se quem puder. A manifestação dos bombeiros,errada do ponto de vista militar e provavelmente insuflada por aproveitadores políticos,é correta do ponto de vista cidadão,uma decorrência do caos em que vivemos e que exige soluções extremas para atingir simples necessidades até de sobrevivência. Nada ocorreu de um dia para outro,sem aviso,as reivindicações vêm de longe e inicialmente foram dentro dos padrões esperados de militares. Não foi um basta vindo de bombeiros,foi um basta vindo de Homens,governadorzinho...