sexta-feira, 1 de março de 2013

As novelas da TV e Forças Armadas:a Trilogia da Avacalhação


Me esforço para não ver chifres em cabeça de cavalo,mas é no mínimo estranho. Tradição,disciplina,hierarquia,são os alicerces e paredes das Forças Armadas;o sacrifício da vida privada em benefício da Pátria,uma constante da vida militar.
 
E vem o SBT com aquela novelinha barata com uma Kombi,uma F-85 e um jeep velho,Amor e Revolução,endeusando terroristas e tentando corroer os alicerces da História e Tradição,apresentando os militares como toscos torturadores sem cérebro. Agora a Globo com “Salve Jorge”onde as favelas são limpas,o convívio com militares é maravilhoso,nenhuma mocinha que os paquere é assada no micro-ondas de pneus velhos e os homens fardados passam o tempo a passear de cavalinho,cantando as oficiais,fazendo intrigas e conluios. E o pior é que avalizando tudo isso,está a concordância implícita do Exército Brasileiro que cede suas instalações e homens como cenário! A SBT corrói os alicerces da História Militar e a Globo empurra as cambaleantes paredes da hierarquia e disciplina,apresentando jovens oficiais com bon vivants cercados de mulheres e vida mansa. Se os responsáveis por ceder as instalações militares para essa palhaçada pretendiam com isso despertar alguma vocação nos jovens,irão atrair para suas fileiras o oposto do ideal guerreiro,assim como os elegantes (e inodoros) capítulos do CSI atraíram milhares de bobocas sonhadores para a vomitiva carreira de Medicina Legal...

Estava deixando passar mais esta página vergonhosa da antes gloriosa Arma,mas um alarmezinho soou quando vi a chamada para a próxima novela:é a vez da Força Aérea Brasileira! Não,não é chifre em cabeça de cavalo,não estava vendo demais! O que se pretende? De onde vêm essas ideias de avacalhar com as Forças Armadas,mais ainda,já que foram colocadas sob o comando de um civil,diplomata de carreira ou seja,avesso à soluções de força?

Como será a apresentação da FAB? Playboys alados dando rasantes nas praias para namorar? E como terminará a óbvia Trilogia da Avacalhação? A Marinha do Brasil usando um destroyer para a mocinha fazer esqui aquático? O convés do porta aviões São Paulo para jogar golfe?