Aqui no Brasil a Rural e as pickups Willys, depois Ford F-75 e F-85 são respeitadas e admiradas pela sua durabilidade, rusticidade e valentia em qualquer terreno. Fabricadas entre 1954 e 1982,ainda estão em uso intensivo e pesado na zona rural e também como veículo de passeio dos saudosistas, como no meu caso,com a F-75 da foto abaixo, fabricada em 1974,último ano com o motor Willys BF-161 de 6 cilindros e 90HP.
Estranho nunca ter encontrado com alguma nos anos que passei no Ultramar, mais precisamente em Angola e Moçambique. Nem mesmo uma velha carcaça abandonada desses veículos tão resistentes ao tempo. Que fim levaram? Quando deram baixa ao serviço militar? Aqui no Brasil, mesmo as castigadas F-85 militares, apelidadas de “cachorro louco” passaram com galhardia às mãos dos aficionados civis e continuam rodando, bastante valorizadas e queridas. Não se consegue sumir com 150 pickups Willys! Com a palavra os patrícios que tiveram o duplo privilégio de combater pela pátria e usar uma das 150 pickups guerreiras...
Atualização em 17/08:abaixo as informações do Diretor do Arquivo Histórico Militar de Portugal, a quem agradecemos a gentileza, mas que também não tem conhecimento do destino das viaturas, embora ateste que elas foram efetivamente enviadas pelo menos para a Guiné e Angola. Ou seja, o mistério continua...
Referência:
E-mail de 5AGO11
Nossa referência:
N.º 714/11 Proc.º SILD.85.400.208 de 12AGO11
Assunto: Pedido de informação sobre viatura Willys Jeep M/62
Dando satisfação ao solicitado no e-mail em referência informa-se que neste Arquivo foram encontrados alguns documentos, cujas cotas são PT/AHM/FO/7/B/41/4/366/29, PT/AHM/FO/7/B/41/364/5 e PT/AHM/DIV/2/2/157/1 (História do BCaç 442), que atestam a utilização em Portugal da viatura em epígrafe. Os dados constantes nos documentos são escassos. Tratam-se, essencialmente, de referências à sua origem, preço e locais para os quais eles foram enviados. Existem, ainda, duas fotos, a preto e branco, constantes numa página de uma História de Unidade onde se pode observar numa delas uma coluna militar composta por aqueles veículos e na outra a referida viatura junto de um outro jeep. Deste modo, apenas consta que foram adquiridas 150 viaturas por alturas de 1962/63 e que estas foram enviadas para Angola e Guiné, embora haja a possibilidade de também terem sido utilizadas noutros territórios ultramarinos. As viaturas constantes nas fotos referem-se ao seu uso pela Companhia de Caçadores n.º 406, do Batalhão de Caçadores n.º 442, que prestou serviço em Angola entre Março de 1963 e Junho de 1965. Estes dados e fotos foram já divulgados num artigo sobre o jeep ¾ Ton Willys Overland/Ford F-85 publicado online no seguinte endereço: http://www.ecsbdefesa.com.br/defesa/fts/F85.pdf, pelo que se sugere a sua consulta.
Informa-se, ainda, que a utilização e publicação, escrita ou online, de documentos e imagens deste Arquivo carece de prévia autorização escrita e está sujeita ao pagamento de emolumentos, para além que junto dos referidos documentos e imagens deverá constar a sua cota e origem.
Com os melhores cumprimentos,
O DIRECTOR
Carlos Alberto Borges da Fonseca
COR ART