quarta-feira, 13 de junho de 2012

Fernando Pessoa & Egas Moniz:mexendo com as cabeças...



Hoje,13 de Junho é aniversário do grande,indiscutível Fernando Pessoa,124 anos,expressão máxima da Língua Portuguesa. Mas como dar o toque azedo do Blog,na sua linha de escárnio e maldizer,falando de um talento irretocável como Pessoa? Falando de Portugal,o pequeno gigante,que hoje anda meio cambaleante. Rima rica. Se no dia 13 nascia Fernando Pessoa,noutro 13 morreu Egas Moniz,o grande neurologista e cientista português,ganhador do Nobel de Medicina em 1949. É,Portugal tem um Nobel! Se bem que os familiares daqueles que foram expostos à descoberta de Egas Moniz tenham posteriormente tentado pegá-lo pelo pescoço e exigiam que fosse anulada a premiação.

Ambos,Pessoa e Moniz mexeram de forma irreversível com a cabeça dos que os conheceram,como leitores ou como pacientes. O primeiro,um magnífico filósofo disfarçado em poeta com sua obra que nos enleva,consola,faz companhia,explica nossas angústias,suaviza os momentos a dois;o segundo,mete a mão dentro do cérebro literalmente,foi o criador da leucotomia,popularmente conhecida como lobotomia,cirurgia com fins psiquiátricos em pacientes mais agitados,onde se isolava os lóbulos frontais,transformando o paciente num verdadeiro zumbi sem qualquer reação emocional. A técnica absurda foi banida uma década depois mas deixando suas vítimas por todo o mundo,a mais famosa delas Rosemary,irmã do presidente dos EUA John Kennedy,que aos 23 anos com a alegação do pai de que era rebelde,foi transformada num vegetal após a intervenção cirúrgica...

Portugal é assim,pão pão,queijo queijo,ou sim ou sopas. Mas ao dar ao mundo um homem como Fernando Pessoa,fica perdoado de todos seus males. E a lobotomia?
-O mundo é de quem não sente. A condição essencial para se ser um homem prático é a ausência de sensibilidade.(F. Pessoa)
Pois!