segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Erro estratégico na Arábia Saudita:direito de voto às mulheres!

Calma Dona Maria,calma! Largue essas pedras e escute-me,não é nada disso! É óbvio que vocês devem ter o direito de voto reconhecido,concedido,mesmo que na Arábia Saudita não vá servir para nada,apenas para os ingênuos de sempre em todo o mundo comemorarem a “conquista”. Mesmo que seja só para as eleições municipais,cartas mais que marcadas...Mesmo que seja para 2015 e até lá,se o mundo árabe acalmar,eles se esquecerão disso e revogarão a concessão...Mesmo que,como lembrou o Rei Abdullah,seja o direito de voto no âmbito dos princípios do Islão...Ou seja,podem até ter o direito de voto ou de serem eleitas,desde que os maridos autorizem que saiam de casa para tal! Oras Dona Maria,comemorando o quê?!
O erro crasso a que me refiro,é o fato de que o Rei Abdullah,que entre as várias medidas recentes destinadas a se precaver dos ventos de revolta no mundo árabe,tomou essa decisão praticamente inócua em termos práticos mas que vai provocar descontentamento de seus cidadãos diante do “absurdo”de uma mulher votar e descontentamento do povo é o que precisamente ele pretendia evitar!
Num país em que mulheres são obrigadas a usar véu,são proibidas de viajar,trabalhar sem autorização masculina e de conduzir veículos,o direito de voto soa como uma intromissão da autoridade em assuntos familiares,sinaliza perigo à vista e gera insatisfação perigosa na sociedade dos machos,que são os que podem aderir ao modismo das revoltas. Não se esqueçam que cerca de dois meses atrás,quando outro assunto mais real e prático em relação à liberdade das mulheres sauditas se apresentou -o direito de dirigir veículos- o governo mostrou como realmente pensa e foi intransigente,prendendo de imediato a “agitadora”Manal al-Sharif de 32 anos que tentou promover uma manifestação através das redes sociais na Internet e ousou dirigir por duas vezes um carro na cidade saudita de Dammam.
O Rei Abdullah foi mal assessorado atrevendo-se a mexer com as mulheres,propriedade particular no mundo islâmico e isso é muito perigoso por lá. Será mais prudente apontar sua metralhadora de demagogias para outros setores...