terça-feira, 24 de março de 2020

A opção racional sobre o COVID-19: que morram os velhos e a economia viva!


Completo 71 anos nesse mês (Março) e vejo com estoicismo a opção racional e não emocional que as nações devem ter nesse momento, questionando:

-Quantos idosos acima de 70 anos morrem diariamente no mundo por doenças ou causas naturais? Quantos morriam na populosa Itália, por exemplo? Quantos morriam num surto de gripe comum? A diferença é que devido ao Covid 19 esses idosos morrem concentrados nos hospitais com alarde e não silenciosamente em suas casas, com a comoção atingindo apenas seus familiares, simples notícias de falecimento em jornaizinhos locais. E quais os números atuais da já esquecida e menos midiática dengue?

Pressionados pela mídia e engolfados na eterna escaramuça política, os dirigentes tomam medidas bombásticas, de efeito, cada um tentando ser mais “eficaz” que seus adversários, não se preocupando realmente com a população e sim com seu prestígio, pensando em próximas ou distantes eleições. O verdadeiro vírus que deve ser combatido chama-se Político Profissional e não os coronas e afins.

Paralisar um país, inviabilizar a economia, provocar demissões em massa, atingir justamente a classe sem reservas financeiras que garimpa seu pão dia a dia, algemar 80% que produzem para proteger 20% que já não contribuem e estão com um pé na cova -sinto muito, mas estou sendo racional em prol de resultados menos trágicos- é uma estultice! O que mais ficou claro nessa corrida em tentar entender e se defender do novo coronavírus é que as crianças -o futuro- e os jovens, a população forte e produtiva -o presente- e mesmo idosos sem comorbidades, passam galhardamente pela infecção, sem maiores sequelas. É injustificável portanto que se paralisem países, provocando um desastre econômico de difícil recuperação, principalmente nas nações mais pobres ou emergentes, resultando certamente em muito mais mortes seja por doenças causadas pelo isolamento forçado, seja por fome, desemprego, caos econômico, político e social. Deixem a infecção ser tratada pela sábia natureza, saiam do caminho!

Para proteger o passado, estamos sacrificando o presente e destruindo o futuro!

Pedro Marangoni, 71 anos.



Atualização em 25/03:  Um texto sensato sobre o assunto, por Alexandre Garcia