domingo, 12 de fevereiro de 2012

Whitney Houston se foi. A fila andou. O próximo,por favor!


Whitney Houston morreu neste sábado (11), aos 48 anos. Foi encontrada em seu quarto de hotel,sem aparentes sinais de violência,com o corpo imerso na banheira. Se não foi diretamente morta por drogas,o foi indiretamente. Clique.



"O grande mal sou eu. Não sou nem minha melhor amiga nem minha pior inimiga"(Whitney Houston,2002)


Fama e fortuna,tão perseguidas e sonhadas não conseguem livrar o ser humano de seu pior inimigo:a consciência,o cérebro,o raciocínio. Fama e fortuna não mudam o interior,o cerne do animal homem,sua certeza da morte,do fim e a incerteza sobre quem ou o que realmente é,para que serve. Outros animais correm livres,agem por instinto,caçam,comem,dormem,se reproduzem,se aninham em casais e seus filhotes,sem qualquer outra noção de tristeza,infortúnio,desesperança,envelhecimento,decepções. Não ruminam raiva nem são tolhidos em sua eventual fúria. Não há anseios de ser mais do que se é,não há nos bandos animais com mais ou menos posses -não há posses- e o viver se limita a cada dia,pleno.
O humano complica cada vez mais seu viver em busca de algo que não consegue definir,entender. Tudo o que faz e produz além do que qualquer outro animal possui -toca,família e comida- só tem uma finalidade:fugir da realidade,entorpecer a mente,apagar o mundo a sua volta. Para os que não aceitam as fórmulas demasiadamente simples das religiões,a música,filmes,esportes,aventuras,mantêm a mente ocupada longe das preocupações filosóficas de nossa consciência transitória,de uma vida curta,delicada,inútil,num universo que não dominamos e inseridos num angustiante tempo que corre sem se deter seja nos maus ou bons momentos,transformando imediatamente em passado o instante presente,a vida esvaindo-se por entre os dedos,seja o indivíduo um poderoso presidente,um famoso artista ou um operário anônimo. Nas personalidades mais fracas,quando os inibidores mais usuais para desligamento da realidade -sexo,música,álcool,etc- não conseguem esconder a crueldade e a incerteza do real,aparecem as drogas mais pesadas que substituem facilmente e de vez a consciência,apaga o mundo em um dissolver-se longo,constante,mas apressando a caminhada para a morte sem os angustiantes porquês. Deixa-se de ser humano,animaliza-se brutalmente,enrodilha-se como um cão na tempestade e aguarda o tempo correr. Desiste.
Não causassem os drogados problemas sérios aos demais e à sociedade que prefere insistir,apostar na vida e na esperança,seriam as drogas apenas uma opção a mais de vida e de morte,de ocupar este efêmero período em que partículas diversas se agrupam em um ser vivente que tem consciência do mundo ao seu redor,característica que está muito longe de ser uma vantagem,um privilégio,uma qualidade superior aos outros animais. Para o Universo,não há diferença entre Whitney Houston,Madre Tereza de Calcutá e uma pedra que repousa no fundo de um riacho...

Atualização em 22/03/2012 - causa da morte divulgada pelo escritório legista de Los Angeles:acidental,afogamento na banheira. Influenciaram:consumo de cocaina e problemas cardíacos.
http://br.reuters.com/article/entertainmentNews/idBRSPE82L0CL20120322