quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Derrubem o Cristo Redentor!


Não sei como nenhuma Ong Eco Chata denunciou o aniversariante monumento do Cristo Redentor por prejudicar a fauna da região com sua massa de concreto influenciando no micro clima com evidentes danos à biodiversidade... Depois de derrubado o material de demolição poderia ser levado em um navio do Greenpeace e depositado no mar para criar um recife artificial...Um fato é certo:hoje seria impossível construir até mesmo um miradouro lá no alto. E não seriam só os ecos chatos,também o pessoal das cotas:se tem prá Cristo tem que ter pro Buda,pro Exu,Iemanjá,é bom nem dar ideias,os morros iriam ficar parecendo uma geladeira de classe média-baixa. Aliás por falar em cotas,li que a sugestão inicial era uma estátua da princesa Isabel,mas ela tirou o corpo fora e sugeriu o Cristo... Cada um diz uma coisa,ninguém se preocupa em pesquisar com seriedade para os artigos enche-linguiça do aniversário do monumento,nem mesmo a época em que viveu o tal padre Pedro Maria Boss a quem imputam a ideia. Uma coisa é certa,o projeto ficou esquecido por muito tempo até que o quase nunca citado Cardeal Leme resolveu agitar e sem dúvida conseguiu uma façanha impressionante se considerarmos os recursos da época.  O Cardeal Leme foi um molequinho pobre que em 1888,com mais ou menos seis anos de idade já trabalhava no balcão do seu Manuel Gonçalves,o português que era dono do Empório Pinhalense. O dinâmico patrão,além de ter o maior estabelecimento comercial da cidade,em suas viagens ao exterior trazia grandes animais africanos nos porões dos navios e criou um zoológico particular aproveitando a inexistência do IBAMA. Neste ambiente o futuro cardeal devastador de topos de morros trabalhou até aos doze anos e com a ajuda do visionário patrão ingressou num seminário;dois anos depois já partia para Roma,escolhido entre os mais promissores alunos. Como Cardeal enfrentou com galhardia conturbados períodos e somente cinco dias após assumir seu posto no Rio de Janeiro acompanhava,como proteção dentro do veículo,o deposto presidente Washington Luiz.
As informações sobre a construção do monumento são desencontradas,como tudo o que se faz por aqui,mas aparentemente do exterior -França- vieram apenas pequenos moldes para servir de orientação. No mesmo esquema brasileiro para a Copa e Olimpíadas,prepararam um fantástico show de tecnologia para a inauguração do monumento,com o conhecido cientista Marconi acionando via impulsos elétricos desde a costa inglesa,a iluminação. Faiô... nada aconteceu,as condições atmosféricas atrapalharam.
-Ô neguinho,corre lá e manda o seu Antônio ligar a chave grande!
E o monumento se iluminou maravilhando a todos com a fantástica tecnologia do Marconi e a incrível capacidade do povo brasileiro em construir pirâmides...