domingo, 10 de abril de 2011

Massacre de Realengo - O atirador,personalidade,motivação e fator desencadeante

Sem maiores detalhes sobre o fato em si,abundante na mídia,pretendo aqui tecer apenas algumas considerações mais simples- sem serem simplistas- que sirvam de alternativa ao entendimento da tragédia,já que as autoridades procuram propositalmente,sempre em nome do famigerado politicamente correto,distorcer ou ignorar fatos claros,citados por dezenas de testemunhas,parentes e conhecidos do atirador e das vítimas,com a pretensão de prevenir intolerâncias de cunho,no caso, religioso e aproveitar um ato isolado para seus programas criminosos de desarmamento da população.
Personalidade
Wellington Menezes de Oliveira,23 anos de vida decorridos,sem vocação específica,sem perspectivas,solitário,introvertido,ascendente com histórico de patologias psiquiátricas(mãe biológica). O fator genético lhe deu características que normalmente provocam o isolamento e assédio na escola de maneira brutal,cruel,discriminatória,justamente no período de formação da personalidade. O fato de ser quieto e aplicado nos estudos,gerou uma insistência em expô-lo ao ridículo pelos colegas de uma faixa etária marcada pela preocupação em exibir uma autonomia em relação a qualquer tipo de comportamento correto,de freios,imposições e autoridades. Num círculo vicioso,os fatores genéticos geraram uma discriminação que por sua vez acentuaram a tendência ao isolamento social. Seu único vínculo afetivo passou a ser a mãe adotiva.
Motivação
Estudioso,encontrou na Internet o amigo ideal,sempre pronto a conversar,ensinar,resolver suas dúvidas.Como todo solitário,buscou doutrinas e filosofias que explicassem seu desapego pela vida e futuro,uma sobrevivência penosa sem motivação alguma.
E encontrou material farto,com as perniciosas seitas,religiões,fanáticos de todos os tipos. Se a vida neste planeta não tinha sentido até então,passou a entender que ela era um instrumento para se chegar a algo mais importante,prazeroso,definitivo. Frequentava,fora do espaço cibernético,as Testemunhas de Jeová e na Internet,achou muito do que buscava no fundamentalismo islâmico. Isto não significa que ele tenha sido aliciado por essas organizações,ele apenas ao estudar ou frequentar igrejas e sites,escolheu em todas,Corão e Bíblia, detalhes que o estimulassem,confortassem e justificassem sua vida ou a saída dela,indicando um caminho rumo a algum prêmio final melhor que a simples morte e dissolução. Wellington,como tantos outros,criou em sua mente uma seita própria,que atendia e explicava seu eu. Nas intencionalmente mal traduzidas passagens do Corão,com as quais extremistas do Islã buscam voluntários para suas ações terroristas,prometem-se para após a morte,delícias terrenas aos guerreiros:72 virgens,criados,vinho e almofadas de ouro. Começou a se formar um plano ideal que juntasse a vingança à sociedade que não o aceitou e a sonhada e desconhecida felicidade. Alvo primário : a escola foi onde a rejeição marcou mais profundamente. Alvo secundário que torna a escola ideal:o lugar onde se encontram virgens que possam acompanhá-lo ao paraíso,as suas virgens prometidas. Está claro pelo sexo das vítimas e declarações de sobreviventes- que as autoridades ignoram - que escolheu apenas meninas e perguntava se eram virgens antes de matá-las. Não estava nervoso,sorria,imbuído da certeza que seguia as instruções para uma eternidade cheia de prazeres.
Fator desencadeante A morte da mãe adotiva,único elo com a vida terrena,cerca de um ano atrás,foi o sinal. A partir daí,o tempo decorrido foi apenas para se preparar para a saída deste planeta.
Aconteceu em Realengo,mas podia ser em Paris,Moscou,em qualquer lugar do mundo. Nem mesmo um policiamento efetivo detém um atirador determinado,favorecido pelo fator surpresa. É impraticável que guardas permaneçam em trincheiras 24 horas por dia atentos a tudo que acontece a sua volta. Foi um ato isolado que pode se repetir pela repercussão na mídia que chama a atenção de indivíduos com perfil semelhante,mas é praticamente impossível de se evitar,apenas minorar os efeitos. Não justifica o histerismo de nossos políticos superficiais,demagogos,populistas que exigem providências imediatas,erradas e ineficazes. Sarney exigiu a revogação do estatuto do desarmamento e”tolerância zero para as armas”...Hipocrisia vinda de um verdadeiro misto de coronel do sertão com cangaceiro...