sexta-feira, 24 de maio de 2013

O eficiente shampoo anticaspa de Eça de Queirós




Muito melhor que os produtos industriais que os jogadores de futebol dizem usar nas propagandas de TV,um “anúncio” involuntário de shampoo anticaspa realmente efetivo -e natural- foi publicado em 1880 num livro do grande Eça de Queirós. Há alguns anos estava eu a ler “O mandarim” na edição de 1945 da econômica “Colleção Lello”,da Livraria Lello & Irmão e impresso na Artes Gráficas,do Porto quando deparei-me com o parágrafo abaixo:

Aos domingos repousava: instalava-me então no canapé da sala de jantar, de cachimbo nos dentes, e admirava a D. Augusta, que, em dias de missa, costumava limpar com clara de ovo a caspa do tenente Couceiro. Esta hora, sobretudo no Verão, era deliciosa: pelas janelas meio cerradas penetrava o bafa da soalheira, algum repique distante dos sinos da Conceição Nova e o arrulhar das rolas na varanda; a monótona sussurração das moscas balançava-se sobre a velha cambraia, antigo véu nupcial da Madame Marques, que cobria agora no aparador os pratos de cerejas bicais; pouco a pouco o tenente, envolvido, num lençol como um ídolo no seu manto, ia adormecendo,sob a fricção mole das carinhosas mãos da D. Augusta; e ela, arrebitando o dedo mínimo branquinho e papudo, sulcava-lhe as repas lustrosas com o pentezinho dos bichos... Eu então, enternecido, dizia à deleitosa senhora:
Ai D. Augusta, que anjo que é!

Pois! Uma dica do ingrediente e o método de aplicação. Apesar de ser literatura,ficção,Eça retratava costumes da época... Achei interessante e guardei num canto do cérebro até que numa “missão de mato” um pouco mais longa,dormindo em rede em acampamentos sem recursos,banhos em rio e sem shampoo,lembrei-me do Eça e resolvi experimentar,já que ovos eram abundantes na área. Sucesso total! Cabelo limpo,macio e surpreendentemente sem cheiro da clara de ovo. Depois,de volta à “civilização” adotei o método com certa regularidade,já que se mostra superior aos shampoos comerciais,químicos,com a vantagem de ser natural e com um preço irrisório!

Bula:para cabelos curtos (masculinos) a clara de um ovo é suficiente. A partir daí,façam os cálculos para cabelos mais longos. Umedecer os cabelos e massageá-lo com a clara por dois ou três minutos sem deixar secar,é suficiente para cabelo curto embora a Dona Augusta massageava demoradamente até o Tenente Couceiro dormir... Enxaguar. E só. Cabelos macios,couro cabeludo limpo e sem cheiro de omelete. Guardem a gema para os quindins.