Facilmente podemos notar que as mortes ou ferimentos ao reagir empreendendo -acertadamente- fuga às tentativas de assalto quando dentro do veículo,ou mesmo sem reação devido ao nervosismo do marginal são causadas por poucos disparos imediatos que destroem prioritariamente o vidro da porta do motorista,seguido da coluna da porta e depois o vidro traseiro esquerdo. Há nesta sequência uma chance crescente de sobrevivência,desde do mortal primeiro disparo a curta distância,no segundo caso da aleatória trajetória já deslocada,prejudicada pela rigidez da coluna da porta e por último pela distância do tiro dificultado pela surpresa da reação,com o veículo já se afastando e que atinge apenas o vidro traseiro esquerdo. Depois viria o tiro de raiva e frustração no vidro traseiro,tentando atingir os ocupantes pelas costas,mais raro,pois é uma perda inútil de munição que expõe o meliante durante mais tempo,que prefere perder a presa e partir em busca de outra mais fácil,algum carneirinho que segue fielmente a regra de não reagir nunca,criminosamente pregada pelas nossas autoridades que circulam em veículos blindados ou com guarda-costas...
Blindagem de veículos é uma opção cara,acessível a poucos e fora de alcance da maioria das vítimas prioritárias,que é o motorista comum em seu obrigatório vai e vem diário. Existem regras,impostos,licenciamentos,prazos de validade que podem ser ignorados pois se trata de sobrevivência:usemos peças de sucata,vidros à prova de bala vencidos e descartados,chapas de aço comum para uma blindagem de “pobre”que proteja as partes mais vulneráveis acima citadas,com exceção da coluna da porta,que requer uma intervenção maior. A simples instalação de um vidro blindado na porta do motorista já aumentará substancialmente suas chances. A proteção blindada individual,usada por motoristas de táxi em vários países só não é realizada por aqui normalmente porque não interessa à voraz indústria da blindagem. Dirão os especialistas:não dá,vai criar danos aos mecanismos da porta,etc,etc. Vai sim,é improviso,o detrás pode até ser fixo,sem abrir. Vidro vencido não presta. Presta sim,é um quebra galho que ainda resiste. "Não vendemos apenas os vidros nem instalamos." Oras,ninguém tem dinheiro para oficinas especializadas,estou falando do cidadão comum,assalariado,quem vai fazer o serviço é o Tonhão Gambiarra e os vidros serão comprados em ferros-velhos. Com sorte pode encontrar a porta inteira de um modelo igual ao seu. Aproveite e arranje também duas chapas espessas para instalar atrás dos assentos e dois retângulos para os encostos de cabeça... Porquice? Pois saibam que já circulam por ai modelitos caseiros e provavelmente já salvaram vidas. E as “otoridades” que são ineficazes em nos proteger que calem a boca e não se metam,todo cidadão tem direito a tentar sobreviver na guerra urbana que enfrenta diariamente. Tudo o mais é frescura. Ou eu tô errado?!