sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Crimes & Acidentes:vão-se os peritos,ficam as luvas

Além de preservar supostas provas,as luvas dos peritos que atendem uma ocorrência servem para a proteção do policial da contaminação presente no corpo se putrefato ou do sangue se o cadáver é recente. É comum em reportagens ou fotos de crime ou acidente que ao mostrar o local apareçam as luvas jogadas ao chão,seja no mato,na estrada ou residências;é comum ouvir testemunhas ou os próprios repórteres mencionarem:inclusive ainda podemos ver as luvas dos peritos que examinaram o corpo.

Parece um hábito arraigado nesses profissionais,arrancar as luvas e jogá-las ao chão e não colocá-las em um saco plástico para posterior descarte como lixo hospitalar. Até nos filmes... Andei pesquisando e os peritos alegam que as deixam para trás porque todo o material do local é levado embora quando da remoção dos corpos,mas tal não corresponde à realidade que podemos presenciar diariamente. As luvas contaminadas ficam no local e podem servir de brinquedo para a criançada ou mesmo recolhidas por adultos para outros fins nesse país paupérrimo.

Desconheço as normas que regem o descarte das luvas pós perícia mas mesmo se não existirem,trata-se de lixo hospitalar,enquadrado em regras rígidas,é só segui-las. Acredito que com apenas uma conversa ou circular interna pelos chefes de serviço se coibirá essa prática pouco higiênica e por vezes perigosa,que é realizada por costume,sem atentarem para o detalhe. Um saquinho plástico já resolve o problema. Se os fabricantes embalarem as luvas já em saquinhos próprios para posterior descarte,melhor...
Afinal,proteção é para todos não só para os peritos.