quarta-feira, 4 de maio de 2011

Motivos práticos da morte e eliminação imediata do corpo de Osama Bin Laden

Todos indagam sobre a declaração das autoridades americanas de que Osama Bin Laden estava desarmado mas foi morto e não capturado. As explicações são simples e apenas uma informação pode estar ligeiramente distorcida:o primeiro tiro foi no peito e o segundo na cabeça,confirmando a morte e não o contrário. Numa entrada noturna em instalações hostis e atirando em movimento,por mais certeiro e treinado que seja o elemento,o primeiro tiro é para a parte mais ampla do corpo do inimigo,o peito,ou seja,o alvo mais fácil de se atingir imediatamente e neutralizar o oponente,eliminando qualquer reação. Um primeiro tiro na cabeça seria imprudência,trata-se de um alvo duas vezes menor que o peito. Questão prática apenas. Essa inversão no comunicado oficial provavelmente é para se evitar acusações de”execução”,que por mais absurdo que possa parecer,mesmo se tratando de um terrorista,um assassino,sempre aparecem feitas pelos beócios de plantão.
Por que foi morto e não capturado? Porque capturado se transformaria num enorme problema político e de segurança a nível mundial,com a deflagração de ações terroristas para libertá-lo através de trocas,além do espetáculo indesejável de um julgamento e os problemas logísticos que se seguiriam com seu encarceramento. O problema é exatamente igual ao de Che Guevara e a solução usada foi a mesma,a mais prática e inteligente:eliminar e sumir com o corpo.
Não seria mais valioso interrogá-lo? Não,não forneceria nenhuma informação importante pois há muito estava isolado e a sua organização Al Qaeda se fragmentara,com comandos locais e compartimentos estanques em termos de informações.
O cadáver,obviamente após reconhecimento preciso e recolha de partes para laboratório,também teria de desaparecer pois sua posse,mesmo que por um dia apenas,já poderia provocar demandas de países ou organizações árabes ou muçulmanas,dificultando seu posterior desaparecimento para se evitar um local de peregrinação que leva à propaganda,ao culto,ao crescimento do inimigo. Em terra,poderia provocar uma eterna busca,no mar,encerra-se qualquer tentativa ou especulação.
Osama Bin Laden tinha que ser varrido da face da Terra e assim foi feito. Os EUA,embora tardiamente,fizeram seu serviço. Agora o problema é de Alá...