sábado, 25 de maio de 2013

Ronald Reagan e General Figueiredo:uma imagem de força

Atualizando, 2014. Quanto mais nos solidificamos na Era dos Vermes, mais tenho saudades dos Tempos de Homens...




A foto acima passa uma imagem de força, de tempos de Homens. Agora tentem imaginar a mesma cena da foto, substituindo os personagens por Obama e Lula ou Dilma. Pangarés, jegues e mulas... Patético sinal dos tempos de fracos. Talvez os cavalos refugassem aqueles que os burros hoje aceitam...

O presidente João Baptista Figueiredo em 1981 com a grande seca no Nordeste criou as Frentes de Trabalho -na enxada, carregar pedras, reformar estradas e açudes- para gerar renda para as vítimas da seca. Não distribuiu vales, distribuiu dignidade. O presidente João Baptista Figueiredo recusou-se a permitir a Copa do Mundo no Brasil em 1986: "Você já viu uma favela no Rio de Janeiro ou uma seca no Nordeste? Acha que eu vou gastar dinheiro com estádio de futebol?”  Ronald Reagan além do grande legado político para seu país, são lhe atribuídas conhecidas frases e definições que podem, hoje, servirem perfeitamente para nós brasileiros, um povo debaixo das sandálias havaianas da ditadura da ignorância:

DITADURA PETISTA:
-Poder concentrado sempre foi inimigo da liberdade.
-Não espere que a solução venha do governo. O governo é o problema.
-As melhores mentes não estão no governo. Se tivesse alguma, a iniciativa privada iria roubá-los.
-Como você define um comunista? Bem, é alguém que lê Marx e Lenin. E como você define um anticomunista? É alguém que entende Marx e Lenin.
-Estamos caminhando para o socialismo, um sistema que, como se diz, só funciona no Céu, onde não precisam dele, e no Inferno, onde ele já existe.
-O governo é como um bebê. Um canal alimentar com um grande apetite numa ponta e nenhum senso de responsabilidade na outra.

DESARMAMENTO:
- Governos existem para proteger as pessoas das outras pessoas. O governo passa do limite quando ele protege as pessoas delas mesmas.
-Temos de rejeitar a ideia de que cada vez que uma lei é quebrada, a sociedade é culpada, em vez do infrator. É tempo de restaurar o preceito americano de que cada indivíduo é responsável por seus atos.
-O primeiro dever do governo é proteger as pessoas, não governar suas vidas.

VALES:
- Nós devemos julgar o assistencialismo não por quantas pessoas estão nele, mas por quantas pessoas estão saindo dele.
-Eu acho que o melhor programa social é o emprego.

CIDADÃOS BRASILEIROS:
- A história vai lembrar com perplexidade daqueles que eram os que mais tinham a perder e foram os que menos fizeram para prevenir o seu próprio fim.