sexta-feira, 23 de março de 2012

Morteiro 60,o trunfo de pequenos grupos de infantaria

Foi postado no Facebook um vídeo interessante em termos de aprendizado militar,mas com o título e comentários em sua maioria equivocados e aqui vou procurar de maneira sucinta,dirimir as dúvidas a respeito desta importante e respeitável arma de apoio à Infantaria,que no caso abaixo provavelmente foi manuseado com o cartucho deteriorado ou com umidade. Assistam:


A granada de morteiro possui -via de regra e países de origem- normalmente 3 etapas de segurança que precisam ser cumpridas para que ela exploda ao tocar o alvo,geralmente solo ou edificações. Sem estas etapas a granada pode ser lançada de grande altura e não explodirá,muito menos na pífia trajetória de meio metro do vídeo acima. Em Angola,com um pequeno avião,lancei sobre a praia de Ambriz uma granada de morteiro 60 sem o grampo de segurança e atada a duas granadas de mão,cujos pinos um colega retirou no momento do lançamento. Nada aconteceu com a munição de 60 que atingiu o solo e permaneceu intacta,sem detonar,mesmo com a queda e a explosão das granadas.

Por que? A grosso modo,porque faltaram duas etapas a serem cumpridas:o percussor para ser armado necessita vencer uma mola que o mantém em segurança e isso só ocorre por inércia,força da gravidade,quando a granada bate no percutor do fundo do tubo e este conjunto de pancada mais impulsão pela detonação do cartucho faz com que o peso do dispositivo comprima a mola. Essa ação também libera o último dispositivo de segurança,um pino transversal que deslizará tocando as paredes internas do tubo e só será totalmente expulso quando a granada tiver saído,ou seja,mesmo que a ponta do tubo seja obstruída a granada impactará mas não explodirá. Sem essas etapas,somente uma forte pancada na base da munição -já sem o grampo de segurança- pode,embora não garantido,liberar estes dispositivos e ela estará sensível ao impacto em sua ponta.

O morteiro é uma arma segura,fácil de manejar,mortífero e faz a diferença em um combate de infantaria,principalmente o pequeno “60”,que pode ser usado sem a placa de apoio,aparelho de pontaria e o bipé,facilitando o transporte e diminuindo seu peso em dois terços. Basta distribuir a segura munição entre os componentes do grupo,usar o solo como placa,os braços como bipé e o instinto como aparelho de pontaria...