terça-feira, 5 de março de 2013

UTI do Hospital Evangélico:a médica e o monstro


Talvez a Dra Virgínia seja apenas a médica e os monstros sejamos todos nós,preconceituosos,linchadores morais,leigos empolados metidos a investigadores,classe médica covarde e calada,policiais tomando decisões tão superficiais como seu conhecimento da área hospitalar.
 

Eu próprio ao ver a primeira foto da médica chefe da UTI do Hospital Evangélico sentenciei entre o preconceito e minhas convicções pessoais: Lombroso não falha! A Dra Virgínia certamente não exala simpatia,beleza,elegância. E se um dia foi bela,sensível e agradável,tais atributos foram grosseiramente lixados pelo dia a dia em uma UTI,como são perdidos também pelos legistas,policiais de linha de frente e outras profissões necessárias mas que transformam o homem em uma máquina fria,com os sentimentos embotados diante do sofrimento;não há como trabalhar com o coração em determinadas atividades e com o tempo o corpo reflete o desgaste interno.

Pelo que foi divulgado até agora e notadamente o áudio das gravações,qualquer médico ou autoridade da área que não fosse covarde diria:mas é esse,infelizmente,o procedimento! E faltam leitos! Entram na UTI pacientes em estado crítico para que se tente estabilizá-los,salvá-los mas uma vez constatado que não há nada mais a fazer decisões são tomadas no sentido não só de abreviar um sofrimento inútil como para desocupar a vaga para outro paciente que possa ter alguma chance,todos sabem disso! Num dos países que mais extorquem dinheiro em impostos da população,a falta de retorno em investimentos em todas as áreas devido à corrupção faz com que recaiam sobre os profissionais da linha de frente a culpa que deveria ser cobrada dos políticos,os verdadeiros monstros das UTI...

Se houve distinção entre pacientes particulares e do SUS são atos a serem investigados embora possa ser uma medida de precaução:pacientes com maior poder aquisitivo podem representar um grau maior de exigências,perguntas, protestos,advogados e processos. Será um procedimento criminoso e que deve ser punido se houve em tais decisões a busca de lucro. Mas o que me parece a princípio é que a Dra Virgínia está apenas colhendo o fruto de sua personalidade difícil,ditatorial,desrespeitosa para com seus subordinados,que na primeira chance se atiraram contra ela. Aleivosias contribuindo para o Grande Circo Brasil. Aguardemos as provas e laudos científicos. Clique.

Mesmo porque se querem caçar bruxas de verdade,voltem seus forcados para Brasília...