quarta-feira, 6 de junho de 2012

Angola:o bombardeio à Rádio Clube de Luanda pela FNLA

Angola,Ambriz,1975. Prédio do Staff dos Comandos Especiais:
- Pedro,tens alguma experiência em bombardeio? -pergunta-me o major,já noite adentro,mapas sobre a mesa.
- Ataque ao solo sim, por quê?
- Vamos fazer mais uma missão das suas

O objetivo seria a Rádio Clube de Luanda, que com sua cantilena de chavões marxistas enchia os ares com mentiras sobre a evolução da guerra. Até a data ainda não reconheciam a queda de Caxito e o povo ignorava que estávamos à 24 quilômetros da Capital! Eu cuidaria do lançamento das bombas em si enquanto Rebelo, um dinâmico e eficiente piloto civil cuidaria do avião, um Cessna 180. As bombas foram confeccionadas na mesma noite e eram dois sacos de estopa com 50 quilos de explosivos plástico,25 quilos cada um. O cordão detonante saía da boca dos sacos em dupla fiação e tinha nas pontas detonadores e cordão lento com iniciadores de tração (puxa-acende). Com o pessoal do major André,especialistas em explosivos,testei cordões semelhantes para ficar com a noção do tempo que teria, 15 segundos apenas,e fui dormir,aproveitar o resto da noite. A missão estava marcada para o nascer do dia e às 07:00 h em ponto deveríamos estar mandando o prédio retransmissor pelos ares.

Quando pela manhã cheguei ao aeroporto, Rebelo já lá estava, a porta do Cessna havia sido retirada bem como as cadeiras, ficando só a do piloto. Colocamos os pesados sacos no espaço deixado pela cadeira da frente,sem os detonadores por precaução. Os ligaria no momento e para isso levava grudadas em minha jaqueta camuflada tiras de fita isolante. Vestindo um arnês de paraquedas, amarrei-o com uma corda de nylon ao interior do avião; se perdesse o equilíbrio, ficaria dependurado. Não esquecera também a pistola automática e uma AK-47 para o caso de sermos derrubados em território inimigo. Decolamos e entramos pelo mar adentro sem ganhar muita altura. No ADF (instrumento de rádio navegação) sintonizamos a emissora inimiga, e o ponteiro indicador nos levaria até precisamente acima da antena do alvo mesmo às cegas, se o tempo estivesse fechado. Mas o dia amanhecera claro e bonito e rasando as águas azuis do oceano, ouvíamos um programa que logo se calaria. Um belo hino foi retransmitido e sob seus acordes e as vozes de um magnífico coral, Luanda surgiu no nosso horizonte. Senti-me arrepiar…

Cuidadosamente comecei a montar os detonadores, ajoelhado ao lado dos sacos, com o vento fustigando minha face e orelhas geladas. Testei minhas amarras e esperei. Via a cidade, eram quase sete horas e em momentos algo se transformaria, algo aconteceria que seus habitantes não podiam prever. Sensação estranha, a de saber que uma coisa mortal, perigosa vai acontecer,porque fazemos parte dela,somos por instantes a mão do destino… Em pleno dia, entramos pela cidade voando a poucos metros acima das cabeças dos soldados inimigos. Tudo passava abaixo de nós, numa sucessão de casas, quartéis, viaturas e pessoas. Rebelo grita:

- Alvo à vista, logo à frente! – e aponta para um prédio térreo, com várias antenas à sua volta.

Peço-lhe que desça mais e assim o faz. Coloco meus pés em um dos sacos e com as mãos agarro os iniciadores de queima. Agora veremos se os explosivos caem mesmo ou se ficarão presos ao estribo ou no montante das asas como temíamos… Rebelo, com os pedais, ajeita o avião para que passe bem acima do telhado, sem fazer manobras bruscas. Calculo a distância, grito que mantenha a linha reta e puxo os cabos dos iniciadores. As fagulhas saem do cordão lento, já não tenho 15, mas 14, 13, 12 segundos, o tempo escoa mas espero, pois acho que cairá antes. Quando minha conta mental passa pelos 10 segundos empurro com toda força das pernas o pesado fardo.

Ufa! Na hora. Creio que nem chegou ao chão, explodiu, lançando nosso avião para cima com sua onda expansiva. Rebelo agarra-se ao manche e recupera o controle,momentaneamente perdido e lá no solo uma nuvem de fumaça cobre um terço do prédio. Nosso rádio deixa de receber o som da emissora, conseguimos calar-lhe a boca! Ainda temos outra “bomba”, peço-lhe que ganhe mais altura para não sermos novamente apanhados pela fôrça da explosão e lanço-a, desta vez aproveitando os 15 segundos integralmente,sem riscos. Vejo-a cair e com o busto para fora da porta, tento fotografar o momento da detonação,uma grande bola de fogo que explode,não no edifício mas numa das torres.

- Vamos embora, para casa! E o Cessna 180 mergulha mais ainda,colando-se às ondas do mar.


Em Ambriz, os comandos que sabiam de antemão do golpe escutavam a Rádio Clube. Às sete em ponto a mesma cessou bruscamente de emitir, provocando uma onda eufórica de vivas no quartel. Com as pernas dependuradas para fora do avião, sobrevoei a cidade,respondendo aos acenos dos colegas que não sabiam se voltaríamos ilesos. Do aeroporto fui direto à casa de Holden Roberto, onde lhe pediram que sintonizasse a rádio inimiga. Não conseguiu e então lhe deram a “notícia. Ficou realmente contente, me abraçou, parabenizando toda a equipe da missão. Durante a noite a rádio Moscou protestou rudemente contra a “escalada da guerra através do uso de aviões para bombardear Luanda”,enquanto que a Rádio Clube,transmitindo através de equipamentos da Emissora Católica,menos potentes que os destruídos,não convencia com a explicação de que “… pela manhã de hoje os habitantes da cidade foram despertados por violentas explosões provocadas por botijões de gásporém sem danos a lamentar”,etc,e passou, na manhã seguinte a colocar no ar avisos que “os lacaios do imperialismo internacional tentaram calar a voz do povo” e ameaças do Estado Maior das FAPLA, que qualquer aeronave sobrevoando Luanda sem autorização seria “implacavelmente abatida”…

Mas nesta mesma data,à noite,voltei à capital com Rebelo e juntos lançamos panfletos sobre o centro da cidade notificando o desenvolvimento da guerra e não sofremos um tiro sequer! Ainda faríamos outras missões,noturnas e diurnas,inclusive passando por entre os mastros dos navios ancorados no porto,lançando panfletos e sempre enganando as FAPLA,vindo do mar ou do sul e o único avião abatido foi do próprio MPLA, por engano...



Do livro"A Opção Pela Espada"





A Filosofia versus o Grande Teatro da Sociedade



No presente,os habitantes dos países ditos evoluídos são os que mais necessitam de implementos & complementos para a sobrevivência - a mesma sobrevivência precária dos outros seres inferiores do planeta- resultando no ápice do sucesso dos donos da Grande Manada,o ideal de consumo para todos os demais subdesenvolvidos. A transformação comercial do inútil em imprescindível ficou clara na guerra do Vietnã,onde a diferença de equipamento individual mínimo entre contendores era extrema,sendo que o equilíbrio de forças demonstrado durante os combates expunha o supérfluo dos americanos.

Desviados para a armadilha dos fáceis atalhos desde o nascimento,torna-se difícil retornar à bifurcação dos filósofos em busca da verdadeira qualidade de vida. Convide representantes de diferentes povos e raças para uma simples pescaria:uns trarão o conhecimento de conseguir uma boa isca,escolher o lugar certo;outros,improvisarão;mas outros trarão uma parafernália de equipamentos,inclusive eletrônicos e o resultado geral será praticamente igual. As inutilidades imprescindíveis por sua vez demandam uma série de apoios,provocando quase sempre uma cadeia de problemas a partir de uma simples pane. E nada que se conserte em casa,muito menos no campo e se assim o for será apenas trocas de componentes,gerando mais lucro e dependência das indústrias,que de troca em troca acabam vendendo o mesmo equipamento várias vezes ao mesmo consumidor. Mas o precário e inábil homem moderno já nada consegue realizar sem seus membros e cérebros eletrônicos,escravo voluntário,movido e dependente de pilhas,baterias,energia elétrica,combustível.

No perseguir de um mesmo objetivo,seres humanos trilham por caminhos diversos e quase sempre o tido como mais evoluído é o que mais necessita de ajuda externa para consegui-lo. Porque só é considerado como progresso,o material,não o mental e este só desabrocha com o indivíduo se mantendo afastado do chamado desenvolvimento,eufemismo dado ao comboiar das vítimas para os currais. Quando só,em situações extremas cada vez mais comuns no planeta Terra, quem tem o poder da mente estará equipado,o evoluído estará perdido sem seus apoios extra corpo.

O desenvolvimento material adquirido pelo homem em detrimento do cérebro não lhe deu uma sobrevivência superior aos outros animais,criando em verdade mais chances para ser destruído,explorado. Colocando-se então, despido de tudo o que foi conseguido inutilmente,par a par com os outros seres viventes do planeta,restará um diferencial,o cérebro. E se o caminho material mostrou-se errado,a meta deverá ser o uso do cérebro para a filosofia,o descobrir-se para melhor viver e conviver ou seja, simplificar para evoluir,retornar para progredir, recusar para ganhar... Tentar perceber ações que são simples passagens da torrente e isto diz respeito à modismos,tendências,opiniões globais,diretrizes políticas e sociais.



Verá a inutilidade,o vazio,a superficialidade de tudo. Não há vida humana própria no planeta Terra. Todos participam de uma encenação: O Grande Teatro da Sociedade.



Adaptado de "O Infinito Não Tem Pressa"