terça-feira, 4 de outubro de 2011

Asilo político:Brasil,a casa da Mãe Joana

Conceder asilo político é sem qualquer dúvida um dever de todo país para a mínima proteção dos indivíduos,na certeza filosófica de que conceitos de bem e de mal,certo ou errado,crime ou exercício de cidadania são flutuantes,sujeitos às variações das marés políticas e aos ventos da natural rebeldia humana. Mas transformar o Brasil na casa da Mãe Joana Internacional(Mother Joanne International House-MJIH) pelos sempre entusiasmados e crentes membros dos Direitos Humanos e do Ministério da Justiça brasileiro,que aparentemente não têm nada para fazer neste país pacificado,bem alimentado e alojado,passa dos limites do absurdo. Sem nenhum critério que não o de graça e simpatia,concedem asilo a refugiados de guerras inexistentes,perseguições fantasmas,conversa mole e malandros da Nigéria que descobriram a boquinha além mar e começam a chegar às dúzias,”clandestinos”com passagem paga,estranhamente invisíveis nos navios onde teoricamente se escondem. Se os nigerianos são refugiados políticos,abram as porteiras que a África inteira vai passar,o regime e as condições de vida nos restantes países ou são iguais ou piores... Só uma condição é excludente:se for um verdadeiro refugiado político de Cuba,é devolvido imediatamente às origens. O resto entra na festa e lhes é assegurado o acesso à justiça gratuita, à saúde, à educação e aos direitos advindos das relações de trabalho e emprego. Alojamento e alguns trocadinhos também,por instituições que são cegas para os nativos dormindo nas ruas.
Taí uma boa. Nós brasileiros,que não temos quase nada disso,podemos pedir asilo neste tal Brasil dos refugiados?
Dia 30 do mês findo foram concedidos mais 209 pedidos de residência a haitianos,somando agora cerca de 600 beneficiados,num fluxo que tem aumentado já chegando a 2000 pedidos. O critério da acolhida generosa do nosso eficientíssimo Ministério da Justiça é humanitário,devido a “desastres naturais”,o tal terremoto. Alguém aí conhecia o Haiti antes do terremoto? As condições de vida não mudaram muito,só ficaram mais evidentes,portanto não justificam a entrada ilegal no nosso país e com um agravante que torna a concessão mais absurda:a ajuda humanitária já é concedida in loco no país em questão por tropas e organismos brasileiros! Receber um fluxo de refugiados do Haiti é reconhecer que o serviço prestado pelo Exército Brasileiro é ineficaz! Ou se retiram as nossas tropas e organismos de ajuda de lá ou não se concede o asilo aqui;ambas são moralmente e tecnicamente excludentes!
A menos que se trate de um ato político para adquirir prestígio na América Latina,mais um teatro às nossas custas na megalomaníaca Era Lula...