sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Atualizado - Arrastões em restaurantes:portas preventivas

 
Atualização em 11/06/2012 - O texto abaixo é de Setembro de 2011;passaram-se 10 meses e imitando a maioria dos restaurantes,dependendo do movimento a bandidagem também dá uma requentada nos pratos velhos e nesta linha reativaram os arrastões. Já os proprietários preferem,passada a onda de assaltos,abrir a guarda,relaxar,acreditando em aumento do policiamento momentâneo e provavelmente em contos de fada,duendes... Tomem medidas preventivas que se obviamente não são milagrosas,contêm um  fator de desestímulo aos marginais,que preferem ganhar a vida da maneira mais fácil possível. O estabelecimento tem grades,visibilidade interna e externa,controle de entrada? Eles partirão para um alvo mais acessível. Colaborem com vocês e seus clientes,não esperem pelo poder público.


Não adianta esperar pelas ações radicais necessárias nesta terra de ninguém chamada Brasil para combater a escalada da violência. Nossas autoridades estão do lado do inimigo e temos que tomar medidas preventivas. No momento a moda é o arrastão em restaurantes,ação rápida e fácil. Portas fechadas não resolvem e facilitam a ação da bandidagem,que uma vez dentro do estabelecimento não serão vistos pelos transeuntes. Mas uma estrutura simples e barata já usada em alguns prédios,seja de vergalhões em estabelecimentos mais simples ou barras de ferro trabalhadas e decoradas em restaurantes mais sofisticados podem resolver. Na entrada,uma antessala não maior que um elevador,com duas portas acionadas eletronicamente -simples fechaduras elétricas- com total visibilidade,apenas grades,onde só se liberará a porta interna depois que a externa for fechada. Por instantes os clientes ou assaltantes ficarão confinados e visualmente identificados,aguardando a liberação por um funcionário,o que trará insegurança aos meliantes. Mesmo se conseguirem entrar -ameaçando com a palavra  mágica"discriminação"que intimida qualquer proprietário- correrão o risco,num descuido operacional,de serem contidos na saída e aguardarem trancafiados a chegada da polícia. Um alarme não sonoro,apenas luminoso,alertando do assalto -usado experimentalmente em alguns ônibus urbanos- colocado no exterior do estabelecimento também ajudaria a chamar a atenção. Não evitarão completamente mas certamente desestimularão a ação dos criminosos,que buscarão vítimas mais acessíveis.

Não podemos admitir esse à vontade em agir dos criminosos seguros da impunidade,mas é igualmente inadmissível um proprietário seja de estabelecimento comercial ou residência mencionar que “é a terceira ou a décima vez que é assaltado”! A primeira vez já é motivo para organizar uma defesa de acordo com as posses mas nunca continuar a mercê da sorte,sem qualquer precaução adicional. Ser um carneiro dócil é tão danoso quanto a impunidade.