quarta-feira, 11 de maio de 2011

Legião Estrangeira:informações básicas de recrutamento



Pedro Marangoni*

Para a Legião Espanhola (Tercio) ver link no final da página.

Embora o site da Legião (Francesa) seja bem claro,jovens brasileiros continuam a me apresentar suas dúvidas e para dirimi-las,procurarei aqui resumir as informações oficiais. Dúvidas mais expostas:
Idioma;você não precisa falar francês ou inglês,a Legião tem toda a estrutura para receber recrutas de qualquer procedência e idioma,não se preocupe. 
Idade: você poderá ingressar na Legião desde os 17 anos,com autorização dos responsáveis,até os 40(quarenta)anos,ou seja,sem desculpas esfarrapadas de que perdeu a chance,mesmo que já esteja em idade adulta ainda a terá,além de poder optar por funções mais leves que não o combate(lembrando que a instrução básica será igual para todos) : 
-Administração:secretário,contabilista,informática;
-Transmissões:operador rádio,telegrafista,técnico de rádio,operador de central; 
-Condutor:motorista de ligeiros,pesados e super pesados,transporte de pessoal,condutor de máquinas pesadas; 
-Manutenção:mecânico,eletricista,soldador,chapeiro;
-Outros:enfermeiro,cozinheiro,músico,etc. 
-Casados:Todo voluntário será alistado como solteiro,independente de seu estado civil.O legionário será autorizado a casar-se ou validar seu casamento anterior nas seguintes condições: prestar serviço com a verdadeira identidade,ser sargento(mínimo 3 anos de serviço),primeiro-cabo com mais de 7 anos de serviço ou ainda cabo ou legionário de primeira classe com 10 anos de serviço.
Local de recrutamento: somente na França continental,nos postos de informação e alistamento,que ficam abertos 24h,7 dias por semana. É só lá chegar a qualquer hora,se for de madrugada receberá alojamento imediato,café da manhã e no horário normal seguirá para a primeira entrevista. Para não complicar,sugiro o Fort de Nogent,em Fontenay sous Bois,nos arredores de Paris,já que a capital será o destino dos brasileiros que seguirão pelo meio mais barato,avião. É uma velha fortaleza,fácil de localizar e qualquer policial lhe ajudará,pronunciando apenas o nome mágico Legion. Ou escreva num papel"Fort de Nogent" e entregue a eles,que têm ordens para encaminhá-lo. 
Viagem:passagens por conta do voluntário até a França. Basta a passagem e o dinheiro para o táxi,metrô ou ônibus,depois de entrar em um posto de recrutamento,não gastará mais nada,tudo por conta da mãe Legião,roupa,alojamento,comida,cigarro. 
Apresentação:no dia da chegada,receberá todas as informações possíveis,devendo apresentar um documento válido(passaporte). Caso não lhe agrade,poderá simplesmente ir embora. 
Seleção preliminar:caso opte pelo alistamento,durante dois ou três dias será entrevistado em português, com mais profundidade,em relação a sua motivação em ser um legionário;também será feito um exame médico preliminar e a ficha de contrato,não definitivo ainda. 
Seleção:após esses procedimentos,será enviado à Aubagne,no sul da França,para  testes mais detalhados:psicotécnicos,personalidade,físicos,médicos.
Não é necessário ter qualquer escolaridade para sucesso nestes testes,que não são complexos. Não tente ser legionário antes da hora,seja você mesmo,sem tentar enganar ninguém. A Legião não quer homens maus,quer homens normais. Esse período pode variar de uma a duas semanas; 
-Psicotestes: lógica e raciocínio,simples para uma pessoa normal. Se você tem condições de tirar uma carteira de habilitação,passa com facilidade; 
-Personalidade:várias entrevistas,sempre em português,é só conversar normalmente; 
-Exame Médico: mais aprofundado,passará se não tiver doenças graves;se tem condições de servir o exército no Brasil,mesmo que um simples Tiro de Guerra,será considerado apto; 
-Testes Físicos:os que suscitam muitas dúvidas,mas não exigem muito,pois são apenas para demonstrar que o voluntário tem condições de ser aprimorado posteriormente:corridas curtas (arrancadas)de 20 metros,por várias vezes,ordenadas por apitos;barra vertical,apenas 4 trações completas;subida em corda de 5 metros,podendo ajudar com os pés;e talvez o mais difícil,40 flexões abdominais,é só treinar antes de ir.
Contrato: agora é a hora de assinar,ainda é tempo de desistir e voltar para o Brasil e ser um frustrado pelo resto da vida. São cinco anos,nem um dia a menos. Passará rápido,poderá se realistar por períodos menores após ou sair da Legião,com a nacionalidade francesa se quiser e com auxilio de colocação em empregos civis na própria França. 



Instrução:durará cerca de três meses,inclusive com montanhismo nos Pirineus e após voltará para Aubagne para ser nomeado em um dos 11 regimentos da Legião. Para os combatentes a gama de funções é variada:atirador de elite(sniper), piloto de carro de combate, paraquedista, sapador, metralhador,mergulhador,atirador de míssil anticarro,etc,etc. Os locais,os mais variados,exóticos e interessantes,desde a próxima Guiana Francesa(com direito a desfilar em Macapá no 7 de Setembro,já uma tradição)até o distante Djibouti,vizinho da Somália e Etiópia. Sem contar as novidades que sempre aparecerão,principalmente em África,nos países francofonos,que volta e meia solicitam o auxílio da França para resolverem seus assuntos internos.O salário inicial varia,de 1200 euros em território francês a 3560 euros se estiver destacado em Djibouti(isso mesmo,o soldo inicial...) Ainda tem dúvidas? Então não vá,pois lhe falta audácia e espírito de aventura,essencial para esse tipo de empreitada. Volte para seu vídeo game.

                                                                    ***
ATENÇÃO: perguntas encerradas.

*Pedro Marangoni é autor de "A opção pela espada"

Mais sobre o assunto:

Legião Estrangeira:Trocando o coletivo lotado e um salário mínimo por mil euros iniciais e um blindado para três...
Ser Guerreiro - desafio para os jovens
Mercenários:cavalheiros ou escória?






congrezoadas



Não temos pão, 
mas temos um circo 
que faz o maior sucesso,
pois é o povo que escolhe os artistas, 
do Grande Circo Congresso... 
Auriverde leilão de nossa terra, 
vendida,alugada,no penhor, 
hoje tem marmelada, 
amanhã também,meu senhor... 
Lá estão grandes homens, 
saltam à vista as figuras, 
sua grandeza é bem clara, 
se encontra nas cinturas... 
Mas nem todos alugam o Brasil, 
sempre há o grande artista, 
que só para não ter que devolver, 
somente o entrega à vista... 
É,pobre desta Nação, 
foge da luta o filho teu, 
o povo não passa de um cristão, 
num Congresso-Coliseu!