terça-feira, 3 de maio de 2011

Câmara dos Deputados e desarmamento:a recusa do Coliseu em opção aos Comícios Centuriatos

Dia 28 do passado mês aconteceu uma audiência pública promovida pela Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados,onde os representantes do Governo,ONGs e indústria de armas foram ouvidos e discutiram sobre o controle de armas no Brasil,uma maneira mais civilizada,racional e consciente de preparar tomadas de decisões,sem confrontar a Constituição,sem agredir o direito do cidadão,como tentam fazer o fanfarrão Ministro Fux ou o senil Senador Sarney...Recusa-se o Coliseu onde se pretende que a população desarmada seja entregue às hienas da marginalidade – e a mercê de uma ditadura em ascensão- e se opta pelo Comício Centuriato,onde a plebe,que luta,pode ser ouvida. Estamos progredindo,saindo da Idade da Pedra e chegando à moderna justiça romana...

Participaram os senhores Professor Bene Barbosa,do Movimento Viva Brasil,cuja brilhante explanação motivou este texto,Douglas Saldanha,da Polícia Federal,com uma exposição profissional,como compete a um servidor público,sem emitir opiniões mas deixando claro que a Polícia Federal desconhece a fonte de dados usados pelas ONGs desarmamentistas sobre armas ilegais;Salésio Nuhs,da Associação Nacional das Indústria de Armas e Munições,ANIAM,com depoimento detalhado e ilustrativo de como funciona a rígida fiscalização sobre seus produtos desde a fábrica até o consumidor final,derrubando as teses fantasiosas e irresponsáveis das ONGs desarmamentistas;Almir de Oliveira Júnior,do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada,IPEA,fundação pública vinculada ao Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência,que como não podia deixar de ser nesta era petista,foi pífio como pesquisador,desatualizado e vago,demostrando todo o despreparo de órgãos que deveriam primar pela exatidão de seus dados;Melina Risso,da ONG Sou da Paz,organização da qual não se poderia esperar nada de útil ou concreto e foi assim que aconteceu,nada somou a Sra Riso...Antonio Rangel Bandeira,da ridícula ONG Viva Rio,com um comportamento emocional que reflete a organização a qual pertence,vomitando dados infundados e deixando claro como agem e seu mundo irreal,pernóstico,tentando impor suas ideias sem basear-se em nada concreto,sem refletir nas consequências danosas que possam provocar. Desmentido várias vezes,retirou-se antes do término da reunião em total desrespeito ao debate democrático. São pessoas como ele que querem desarmar o cidadão honesto.(Todo o debate pode ser visto em vídeo,disponibilizado pelo site da Comissão de Segurança Pública.)

Pela importância e clareza dos depoimentos do Professor Bene Barbosa,do Movimento Viva Brasil,procurei transcrever aqui,de maneira resumida os principais trechos,elucidativos,coerentes e baseados em dados com referência de origem,ao contrário das ONGs desarmamentistas,que foram emocionais,superficiais,infantis,o que nos deixa profundamente preocupados,pois todos sabemos sua influência no incompetente e cínico governo a que o Brasil está sendo submetido e quais as consequências que essa assessoria pernóstica pode provocar. Que toda a sociedade fique atenta e pronta para reagir e alertar,como o fez o Prof Bene em sua declaração final:

”...o que mais me espantou,um espanto negativo,é que viemos aqui para se discutir o controle de armas,a fiscalização,a definição,mas o que mais se ouviu foi sobre o referendo de 2005. Se arma de fogo é um bem,é um mal,se defende ou não foi discutido à exaustão e a população já decidiu e isso tem que ser respeitado.
A segunda questão mais comentada -arma roubada- a arma usada em Realengo foi roubada,é verdade,significa que lá atrás o Estado falhou em proteger esse cidadão que teve sua arma roubada;falhou novamente ao não proteger as crianças mortas por essa arma;falhou quando mesmo com o Boletim de Ocorrência do rouba da arma,não a recuperou das mãos da criminalidade,essa arma continuou circulando...Ou seja,não se trata de discutir arma legal ou ilegal,o problema é do cidadão legal ou do cidadão ilegal. Hoje temos um problema que não é a violência em si,é criminalidade e junto com a criminalidade a impunidade que ainda impera no Brasil. O milagre de São Paulo foi começar,dentro do objetivo de redução de homicídios,melhor equipar as Polícias,melhorar os salários desses policiais e principalmente investir muito na Delegacia de Homicídios de São Paulo,que pulou de uma taxa de 10% de resolução de homicídios,para 47% nestes últimos 10 anos,chegando na Capital a ter quase 70% e resolução. Por isso os homicídios caíram! São os matadores contumazes que matam no Brasil;essa ideia de quem mata é a briga de trânsito,é a briga de vizinhos,é a briga de bar,isso não é verdadeiro,O BRASIL NÃO É UM PAÍS DE ASSASSINOS,O BRASIL,HOJE,É UM PAÍS DE VÍTIMAS e quando se começa a tirar os criminosos das ruas você obviamente tem uma queda na criminalidade,algo que vem sendo feito à 10 anos nos EUA. São Paulo tem hoje a maior taxa de encarceramento no Brasil. É o estado que mais prende e condena criminosos,principalmente os perigosos ou violentos. Os EUA tem uma taxa que alcança esse ano de 5 homicídios por 100000 habitantes apenas – os dados aqui apresentados pelo IPEA(quase 12 por 100000)está desatualizado,é só procurar nas estatísticas do governo americano e esse país tem,nas mãos da população,simplesmente 270 milhões de armas de fogo. Aqui no Brasil não chega a 2 milhões de armas registradas e um “monte”,obviamente,de armas ilegais. Na questão da arma ser contrabandeada,de calibre restrito,exportada,produzida no Brasil,precisamos entender que o crime,principalmente o crime organizado,ele se modifica com o tempo,ele busca se atualizar,inclusive com armamento. Na década de 70,80,o 38 satisfazia esses criminosos,hoje isso não acontece. Então eles começam a substituir este armamento por outro mais moderno,mais eficaz,com maior poder de fogo. E o armamento que para ele é obsoleto começa a descer e ganhar as ruas nas mãos dos pequenos criminosos. Na questão da arma roubada -insisto- estão jogando a culpa da insegurança,a incapacidade,a inépcia de combater a criminalidade nas costas do cidadão honesto que foi vítima. O cidadão é vitima duas vezes! Temos que mudar o foco dessa discussão! 
A questão do referendo:sou absolutamente contra a um novo referendo;o povo votou,foi inequívoca a votação,não votou errado coisa nenhuma,sabia muito bem o que estava votando,o direito de opção de ter uma arma;o MVB não diz que você tem que ter uma arma;não sugere que você compre uma arma;não sugere que você se arme,defendemos a opção que o cidadão tem e é garantida. Não podemos transvestir fiscalização,controle e mais restrições para proibir o que o referendo não proibiu,porque é isso o que está sendo proposto em muita coisa que ouvi aqui hoje. Sobre o novo referendo,além de ser um golpe na democracia,é abrir um precedente muito perigoso de começarmos a contestar quanto realmente vale o voto popular,quanto realmente vale uma eleição. Será que só vale quando eu ganho? Quando eu perco vamos fazer novamente? Vamos fazer à la Hugo Chavez,até termos a decisão que nos agrade e ai paramos? Isso é perigoso,pois se faço isso com o referendo hoje,digo que a população votou errado,amanhã poderemos fazer o mesmo com uma eleição para a presidência da República,dizendo,não,a população votou errado,vamos contestar isso,vamos fazer de novo. A democracia,acima de tudo,precisa ser respeitada.” (Prof.Bene Barbosa,Movimento Viva Brasil)

Senhores Ministro Fux e Senador Sarney leiam repetidas vezes e  decorem;assim é que se deve fazer em democracia,antes de exigirem medidas e ações descabidas,esdrúxulas. Ou mudem-se para a Venezuela de Chavez,sentir-se-ão mais à vontade...