segunda-feira, 11 de abril de 2011

A Lei Seca americana e o Desarmamento no Brasil:legislando em defesa de gangsters


O Movimento de Temperança,mais ativo no final do século XIX nos EUA culpava o álcool por todos os males da sociedade,da pobreza aos crimes de qualquer natureza. Um pensamento simplista que acabou levando,duas ou três décadas depois,sempre amparado na demagogia,hipocrisia política e falso moralismo à desastrosa Lei Seca,que proibindo o álcool acreditou estar eliminando os crimes. Estabelecida em 1920,vigorou até 1933. Vejam um discurso da época,de um religioso,Billy Sunday: “O reinado das lágrimas terminou. Em breve, favelas e cortiços serão apenas lembranças do passado. Transformaremos nossas prisões em fábricas e nossas cadeias em armazéns. A partir de hoje, os homens andarão de cabeça erguida, as mulheres sorrirão e as crianças mostrarão sua alegria. O inferno permanecerá para sempre vago e para alugar.” Parece ridículo? É. Ingênuo,desprovido de racionalidade. Levou sim à prosperidade,mas dos gangsters,dos criminosos em geral,com fábricas clandestinas de bebidas,contrabando generalizado,consumo excessivo de álcool de baixa qualidade arruinando a saúde da população. A criminalidade expandiu-se como nunca. Os homens não levantaram as cabeças,as mulheres deixaram de sorrir e crianças órfãs não tinham alegria para mostrar. O Inferno,lotado,aumentou os preços das vagas e muitos gangsters foram elevados socialmente ao Paraíso,influenciando na política e na vida em geral dos EUA,respeitados como celebridades. 

Ah,mas isso foi antigamente,década de 20,30... Estamos no século XXI... Relembremos o discurso nosso Ministro da Justiça do século XXI,José Eduardo Cardozo,a respeito do massacre de Realengo,um caso isolado que diz respeito à saúde pública,doenças mentais,não à armas:“Acho que temos uma cruzada pela frente. O Ministério da Justiça lançará uma campanha pelo desarmamento. Temos de lutar muito fortemente contra essa cultura do armamento, contra essa cultura que faz com que pessoas, muitas vezes fora de suas faculdade mentais, cometam esse tipo de atrocidade...Não é mais necessário que crianças e pessoas morram desta forma tão triste para que nós possamos aprender."Aprender o quê? Com políticos fora da realidade? Com o cangaceiro Sarney,que pede o imediato fim das armas?Ou com verdadeiros gangsters que querem lucrar com a expansão dos crimes,com o contrabando de armas que explodirá com a aplicação do Desarmamento,a versão brasileira da Lei Seca americana? Acredita o Sr Ministro que retirando as armas de circulação,um fato como o massacre de Realengo não vai mais acontecer? Que os crimes acabarão?Que os brasileiros andarão de cabeça erguida, as mulheres sorrirão e as crianças mostrarão sua alegria? Oras,Reverendo Billy Cardozo Sunday!

O interessante é que vivemos em um dos países mais violentos do mundo e as autoridades e intelectuais da esquerda festiva só acordam,com estardalhaço,quando da ocorrência de algum crime que dê audiência,Ibope. Lembram aquele personagem do Chico Anísio,o Professor Guimarães,dormitando em sua cadeira até despertar assustado e gritar:desarmamento!!

Crimes independem de tipo de ferramenta a ser usada e leis só são seguidas pelo cidadão honesto,cumpridor de seus deveres. A marginalidade não vai entregar suas armas e vai agir mais livremente com a certeza do desarmamento de suas vítimas. O cidadão normal,humano,que também mata,só o faz sob emoção violenta e nesta situação,o instrumento do crime é o que tiver às mãos,um pedaço de pau,uma faca,uma pedra;a falta de uma arma de fogo não irá detê-lo neste momento. A arma de fogo,que o cidadão adquire apenas para a defesa da família e bens,só é arma de ataque para o meliante profissional,que sempre terá suficiente oferta das mesmas,independente de leis. Me estranha que seus colegas,os políticos brasileiros,não entendam isso...