segunda-feira, 4 de abril de 2011

As medalhas do General Amaury Kruel não eram de lata...

Para os Senhores militares dos dias atuais,transcrevo abaixo -julgo-me sem a necessária grandeza para comentar- apenas dois e suficientes parágrafos do magnífico texto de David Nasser sobre a eclosão do movimento anti revolucionário que barrou o golpe de Jango Goulart,publicado na edição extra da revista O Cruzeiro,10 de Abril de 1964.(os grifos abaixo são meus).
AGORA eles sabem que os três anos de silêncio do General Mourão não significavam três anos de capitulação, mas três anos de conspiração, três anos de prudência, três anos de silêncio - para o grande despertar da nacionalidade. Alguns generais que pareciam anestesiados - hoje o sabemos - estavam apenas de vigília. Luiz Guedes, Castello Branco, Costa e Silva, Décio Escobar, Correia de Melo, tantos generais, tantos brigadeiros, tantos almirantes jurados na intransigente defesa da democracia brasileira.
AGORA, eles sabem que aquelas medalhas exibidas pelo General Amaury Kruel não eram de lata nem foram conquistadas noutro campo que não fosse o de honra. Eles sabem, meu bravo Kruel, que, acima de sua fidelidade a um homem, você colocava a lealdade à sua Pátria ameaçada por um bando de canibais políticos.”



Nota em 28/02/2013:Três(3)anos de tolerância,prudência,esperando o momento certo... Há de respeitar,não se pode ser leviano com as Instituições mesmo com o poder das armas em mãos. Mas dez(10)anos de ditadura,humilhação e roubalheira descarada não é prudência,é covardia e cumplicidade. Os senhores oficiais generais responderão por isso!

Amor e Revolução,a novela da provocação

Vai ao ar nesta terça,5,às 22:15h,a novela do SBT Amor e Revolução.
Uma novela da subversão e da submissão...
É o toque que faltava para essa geração já madura, ignorante de qualquer história que não esteja contida em um vídeo game ou na tela de uma TV se convencer de vez que militares são  vilões a  serem desprezados e dissolvidos,e heróis,os terroristas,sequestradores,ladrões de banco e narcotraficantes que se aboletaram no poder.
E as Forças Armadas?
Didaticamente vou aqui recordar sinônimos que faziam parte de nosso dia a dia nos quarteis,quase meio século atrás:
Pundonor
Brio
Honra
Dignidade
Elã
Fervor
Amor Pátrio
RESPEITO!
Respeito pela farda,respeito pela Caserna,respeito sobretudo aos alicerces democráticos construídos com sacrifícios pelos que os antecederam! O militar deve sim respeitar as Instituições e a Constituição mas exigir a recíproca sob pena do enxovalho,descrédito público,a dissolução. As Forças Armadas devem pleitear seus direitos diante da calúnia,de ataques à sua honra,como qualquer pessoa física o faz,sem se deixar levar pela provocação,frustrando o inimigo. Mas até um ponto máximo,que está chegando,onde,com a sobrevivência em jogo,não haverá meio termo e a linguagem será a da espada. Isto não é ferir leis e regulamentos,isto é um dever para com o País,para com a missão que lhes foi confiada. Nenhum cidadão permite que sua casa seja apedrejada,pichada, infiltrada por marginais para que seja destruída por dentro. E esta casa é do povo brasileiro que a cedeu em regime de usufruto aos cidadãos que vestem farda.
Os militares de qualquer patente são responsáveis pela manutenção deste bem da Pátria. Façam jus a essa confiança ou respondam perante a História,amortalhados que serão com suas lonas de tenda,pois acamparão pela eternidade fora das muralhas do Valhala...



...e não olheis com desdém os perigos da guerra(...)pois para um homem cheio de brio,a vergonha causada pela covardia é bem mais dolorosa do que a morte que se enfrenta com coragem, animado por uma esperança comum...     (Péricles)