terça-feira, 1 de março de 2011

Brasil,o país que já foi jovem

A temporada de carnaval já começa de forma triste,lamentável. Quinze mortos eletrocutados em uma pequenina cidade do sul de Minas Gerais é uma tragédia que marcará seus habitantes para sempre.
-“O folião que lançou a serpentina metalizada que atingiu os fios elétricos ainda não foi identificado”
Simples,o responsável foi o pobre coitado que lançou ao ar uma tirinha metalizada. Encontra-se o vilão,apresenta-se na TV com estardalhaço e a justiça está feita,até a próxima tragédia por omissão,descaso,incompetência. Por acaso as autoridades responsáveis já estão se mobilizando rapidamente para proibir,recolher e fiscalizar as tais serpentinas metalizadas? Se é de fabricação formal,quem autorizou?Se é informal,procurar alertar a população de maneira emergencial,já que o carnaval está ai. Brasil não é um hospício como diz o Olavo de Carvalho,mas é um Porto de Piratas onde cada um faz o que bem entende e a Lei só cai na cabeça de quem não tem condições de se defender. Vivemos remendando furos,tapando buracos,fazendo oferendas aos deuses depois dos desastres. Prevenção nunca. Só de aloprados que se julgam à frente de seu tempo e fazem campanhas tipo anti pedofilia com excessiva propaganda atraindo atenção e gerando mais pedófilos e depois distribuem preservativos em escolas para crianças de 12 anos...Os mesmos que se preparam para distribuir um vídeo pornô anti homofobia na rede escolar que vai constranger a molecada que quiser ir ao banheiro depois. Enchentes,deslizamentos de terra,a natureza dá alertas,grita. Todos lamentam e nada fazem,nem mesmo gastam as verbas para prevenção colocadas à disposição dos estados. Pelé alerta que passaremos vergonha nas Olimpíadas e Copa. Ninguém expressa preocupação e riem das declarações. Mas se não houver um choque na gestão desses eventos,vamos passar vergonha sim! Voltando ao carnaval,temos anualmente uma ideia da mentalidade pós e não pré dos brasileiros:sempre chove na época,mas os carros alegóricos e fantasias são confeccionadas com material sensível à água;no trajeto para a avenida,os postes estão na mesma distância de sempre,os fios na mesma altura,as esquinas nos mesmos ângulos. Mas será aquele desespero e choradeira quando descobrirem,na última hora e pela milésima vez que construíram o carro largo demais,alto demais,comprido demais...
Falta aos brasileiros conhecimento básico,responsabilidade,respeito ao direito alheio,instinto de prevenção,precaução inerente a qualquer ser vivo.
Num trânsito neurótico, estressado, responsável por milhares de mortes, ciclistas gaúchos resolveram fazer uma passeata para difundir o saudável uso das bicicletas.(ciclistas,leiam de forma racional e não emocional antes de protestarem) É de se pensar em algo como uma demonstração da possibilidade de convivência pacífica entre ciclistas e os motoristas,já com seus instintos eriçados por motoboys em luta mortal. Mas não,resolvem,na contra mão da lógica,segurar o trânsito,torná-lo lento e com algumas placas provocativas prevendo a irritação de quem tem pressa: “se gostar de bicicletas,buzine”. Deu no que deu,um dia de fúria. Daria para ser diferente? Sem dúvida,mas neste porto de Piratas cada um faz o que bem entende sem considerar nem os demais nem as consequências.
Deixamos,com a inversão da pirâmide de idades,de ser um país jovem. Somos agora,um país imaturo...